Cofundador da Ableton sugere a troca do vinil por CDs para lançamentos físicos

Tags: , , , , ,
Por em 18 de julho, 2022 - 18/07/2022

Debates sobre os méritos do analógico versus o digital não são novidade, mas na semana passada o co criador, músico e artista da Ableton, Robert Henke, causou alvoroço no Facebook depois de postar que estava pensando em parar de lançar música em vinil e “abraçar totalmente os CDs.”

Ele diz que, devido ao impacto ambiental do vinil, está pensando em não fazer mais lançamentos de vinil, em vez disso, quer “abraçar totalmente os CDs”. Em resposta à discussão e aos mais de 300 comentários que se seguiram, Henke continuou dizendo que não vê problemas em comprar e vender vinil vintage, mas acredita que “fazer placas grandes e pesadas de plástico e enviá-las ao redor do mundo é um enorme desperdício de energia e recursos.”

O desconforto de Henke com os efeitos ambientais da produção moderna de vinil e streaming é apoiado pela crescente pesquisa no campo. De acordo com um relatório de 2021 do newstatesman, se você ouvir um álbum por cinco horas – o streaming tem um impacto ambiental pior do que um CD.

Isso ocorre porque o CO2 liberado ao longo do tempo por meio de streaming, causado pelo uso de energia para tentar obter dados de onde a música é armazenada para o dispositivo em que está tocando, é muito maior do que criar um CD e depois reproduzi-lo. E se comprar com o vinil, produzido a partir do petróleo bruto, contém 979 g de carbono em comparação com os 288g encontrados no policarbonato e no alumínio que compõem um CD com caixa de jóias.Leia o post completo de Robert Henke no Facebook aqui.

Tags: , , , , ,