Ricardo Caminha apresenta THERAPY, álbum que transforma anseios pessoais em música e abre um diálogo sobre saúde mental

Tags: , ,
Por em 31 de março, 2025 - 31/03/2025

A música sempre foi um refúgio para Ricardo Caminha, mas em THERAPY, seu novo álbum, ela se tornou também um espelho. O lançamento chegou no último dia 28 de março, convidando o público para um mergulho profundo em suas vivências, emoções e reflexões, construído faixa a faixa como uma jornada contínua, com influências do Pop, Hip Hop e Future Bass. Porém, THERAPY também é um relato pessoal onde cada track carrega sua própria narrativa, sem deixar de se conectar ao todo. 

O conceito do álbum surgiu durante suas sessões de terapia, momento em que o produtor lidava com perdas pessoais e questionamentos internos. “A ideia surgiu durante as minhas sessões de terapia. Grande parte das músicas são baseadas em experiências pessoais, porém, depois de algum tipo de ‘epifania’, eu decidi começar um álbum mais focado no Pop e comercial”, explica o artista. Ao longo do processo, Caminha optou pelo uso de vocais originais e instrumentos reais, fugindo do uso massivo de samples genéricos. “Não tenho visto muitos outros produtores se preocupando com o fato de buscar vocais originais e vejo poucos usando instrumentos de verdade em suas produções”, comenta.

Entre as faixas que compõem o álbum, duas se destacam por seus significados e impacto: “Keep Me Closer” e “#IWokeUpLikeThis”. A primeira nasceu de um momento de frustração criativa, transformado em um dos pontos altos do disco. “Em uma noite, após uma tentativa frustrada de fazer uma música da qual eu não estava acertando a mão, eu simplesmente comecei a primeira faixa que viria a ser uma das favoritas do álbum, sendo essa a ‘Keep Me Closer’. Ela reverberou tão forte dentro de mim que dali pra frente resolvi fazer um álbum inteiro”, relembra. Já “#IWokeUpLikeThis” adota um tom mais irônico e satírico, criticando a obsessão com as redes sociais e a construção de vidas perfeitas e irreais no ambiente digital. 

Para aprofundar o diálogo sobre saúde mental, Caminha preparou uma série de vídeos com a psicóloga Dra. Mariana Moreira, onde ambos analisam o significado psicológico por trás de cada faixa. Portanto, mais do que um álbum: “THERAPY é um alerta, um aconchego e uma sessão de terapia para aqueles que escutam faixa por faixa”, define o artista. Confira o resultado final abaixo:

It’s all about groove

Tags: , ,