Kobbaia e Marlon Kampff exploram a “Penumbra” do techno melódico em um single repleto de tensão

Tags: , , , , , ,
Por em 4 de maio, 2023 - 04/05/2023

Na metade de abril, nós falamos aqui do recém lançado VA Tropical Treasures Vol 3., da Tropical Beats Music, a gravadora de Flow & Zeo. Entre as 15 faixas assinadas — quase todas por produtores brasileiros — uma delas nos chamou atenção, a qual resolvemos dar destaque por aqui. Trata-se de “Penumbra”, produção feita a quatro mãos por Marlon Kampff e Kobbaia, a primeira collab da dupla. 

Penumbra, em Latim, significa “quase sombra”, é o exato ponto de transição da luz para a escuridão — e é claro que os produtores conseguiram imprimir exatamente essa “sensação” na faixa. Densa e melódica ao mesmo tempo, enquanto os primeiros minutos caminham lentamente, a tensão aumenta progressivamente; o break enigmático e o drop quase que apocalíptico chegam para criar o ambiente penumbroso que o nome da faixa propõe, teatralizando uma dança de instrumentos que conversam harmonicamente entre si de forma intensa. 

Inspirações e experiências de vida sempre determinam a intensidade com que crio minhas faixas. Eu e Marlon criamos a Penumbra faz alguns anos depois de muito flerte para sair esse collab; E o resultado foi intenso, fluído e incrível. Gosto bastante de construir atmosferas harmônicas e modular alguns timbres, já o Marlon, tem um domínio incrível quanto a percussão, construção progressiva dos drums e em alguns pontos cruciais marcados na melodia. Foi o match certeiro para nascer Penumbra!

Vale lembrar que Kobbaia já vinha explorando as camadas do Techno há algum tempo, demonstrou isso em “Back To The Game”, em 2019, seu primeiro lançamento como Kobbaia, e assim continuou nos releases seguintes; destaque para “Lunar Phases”, de 2020, pela Awen Records, e mais recentemente em “Brain Error”, lançada em setembro pela Createch gravadora do produtor brasileiro Tarter. Entretanto, ao decorrer destes trabalhos, o que se percebe é que dessa vez as melodias ficaram no plano secundário e a pressão dos kicks e basslines protagonizaram a faixa.

“Me peguei criando coisas (que não foram lançadas) que trilhavam próximas ao Dark Techno, mas repensei um pouco e dei um passo para trás, pois estava perdendo a essência (alma) musical imersiva que tanto prezo. Essa desaceleração será mais perceptível nos próximos lançamentos. O projeto Kobbaia desde o início foi direcionado ao Techno, Progressive Techno e eventualmente ao Dark Techno nas pistas.

O nome por si só diz muito, “kobbaia, cobaia” vem de testes, experimentações e desconstruções. São elementos que desenvolveram minha jornada até aqui e não será diferente daqui pra frente. Quero explorar novos ares no projeto, com live performance, vocais autorais, timbragens e texturas diferentes do habitual, no propósito de tocar as pessoas antes das músicas tocarem nas pistas. Acredito que trabalhar essa conexão tem um papel muito importante, intensificando minha relação musical com o público.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Kobbaia (@kobbaia)

Mesmo que tenha sido algo natural, parece que essa mudança tem agradado quem o acompanha, já que “Penumbra” entrou no top 10 faixas mais vendidas da Tropical Beats (atualmente na 9ª posição), e também tornou-se a sua faixa mais vendida até aqui.

Tanto eu quanto Marlon estamos vibrando com resultados tão satisfatórios no Beatport e também no Spotify lado a lado de tantos nomes importantes no cenário nacional. Vivemos em momentos distintos de carreira, mas ambos com sua singularidade e amizade que se concentram de forma intensa e verdadeira nessa faixa.

Continue acompanhando Kobbaia e Marlon Kampff pelo Instagram.

Tags: , , , , , ,