Redu X comenta como foi criar uma nova versão eletrônica para uma das faixas mais marcantes da história

Tags: , , ,
Por em 17 de fevereiro, 2023 - 17/02/2023

As palavras são muito desnecessárias e só podem causar danos, já dizia o Depeche Mode no começo dos anos 90. Apesar disso, “Enjoy The Silence” nunca deixou de fazer barulho. Pelo contrário, esta faixa icônica virou praticamente um hino necessário em clubs e festivais, tanto a versão original quanto os vários remixes que foram lançados pelos produtores de música eletrônica desde então. 

É este o caso de Redu X, que entrou no estúdio com seu amigo Askher para trazer uma roupagem Melodic House poderosa para “Enjoy The Silence”.

“Por mais curioso que pareça, a 1° vez que ouvi Enjoy The Silence não foi diretamente do Depeche Mode, e sim da banda de metal gótico Lacuna Coil que lançou seu cover deste clássico ali por volta de 2006, eu tinha acho que meus 14 anos e estava bastante imerso no cenário do Rock e Metal.

Lembro que a melodia, letra e voz da Cristina Scabbia com o leve backing de fundo do Andrea Ferro me marcaram tanto, que levei essa música comigo em minha adolescência inteira, até de fato conhecer a versão original que me fez me apaixonar ainda mais pela canção, o clipe da música me impressionava pela simplicidade e ao mesmo tempo seu impacto simbólico, não é a toa que definitivamente é um hino, e tantas outras bandas e artistas também fizeram suas versões, o que só ajuda a obra a continuar atravessando gerações”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Redu X (Daniel Oliveira) (@liveredux)

Para preservar a vibe nostálgica que já é muito ligada à faixa original, os artistas colocaram uma linha de baixo reconhecível e sem firulas, na mesma medida destacaram trechos do instrumental de Depeche Mode para distribuir em momentos-chave do remix. Além disso, experimentaram bastante com os vocais, trazendo um ar contemporâneo e bem clubber para a track. 

“Quando se é feito um remix, no meu ponto de vista, acho importante preservar o conceito da obra original, e claro reformular e somar com bom senso a estrutura e timbres, até conseguir complementar com a identidade do artista que está criando sua nova roupagem, foi esse o caso neste nosso novo trabalho. Eu sempre tive o sonho e a vontade de remixar essa obra, e sabia que seria uma grande responsabilidade, havia escutado a algumas diferentes versões para ganhar referencias e me inspirar, até que lembrei da incrível versão que o Growling Machines aka Gabe havia feito, e que marcou uma fase importantíssima na cena do Psy Trance a vários anos atrás, então logo imaginei em reinterpretar tendo em vista a algo que remetesse ao Trance mas que mesclasse também com o House e Techno melódico já que são minhas principais vertentes, foi a partir disto os primeiros rascunhos da ideia. No meio do processo acabei mostrando para meu amigo Askher, como ele vem da escola do Psy Trance, gostou bastante e me perguntou se poderia ingressar na produção, e bom o resultado está aí”, conta Redu X sobre a faixa, que veio a público pela label alemã Club Mood Vibes e já está disponível para audição:

Siga Redu X no Instagram. 

Tags: , , ,