Muito mais que um conto de fadas, V.A Fairy Tales é um sonho que se torna realidade

Tags: , ,
Por em 27 de outubro, 2022 - 27/10/2022

Dentro e fora das cabines, as mulheres sempre tiveram um papel essencial na cena da música eletrônica. Mas apesar de existirem inúmeras artistas competentes e talentosas, a representatividade feminina ainda é baixa, comparada a quantidade de homens que vemos em lançamentos, gigs e festivais, mas, felizmente, a diferença vem diminuindo consideravelmente. Esse crescimento acontece graças a novas oportunidades que vêm surgindo, abrindo espaço para que cada vez mais DJs e produtoras possam mostrar o seu trabalho e arte. 

Essas iniciativas para tentar mudar a situação são de extrema importância. E no Psy Trance, Ekanta é um nome que vem lutando para que o sonho de tornar a cena mais acolhedora se torne realidade. Junto à Vagalume Records, ela selecionou 11 artistas para compor o VA “303 Stage – Fairy Tales”, que chegou às plataformas na última sexta-feira (14).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vagalume Records (@vagalumerecords)

O VA é uma compilação jamais feita antes, o qual traz 10 faixas que transcendem através da música o poder e força da mulher no PsyTrance. As produções apresentadas nos levam por uma viagem psicodélica mística nas profundezas misteriosas do gênero, reunindo elementos que criam essa atmosfera fantasiosa, digna de um bom conto de fadas, onde é possível sonhar e realizar os mais profundos desejos. Para este lançamento, foram convidadas as artistas: Alkmia, Psique, Garnet, Venus, Killary, Adalamoon, Ekanta, Soul Shine, Carbon C, Unnalome e Rowdy. 

Esta jornada já começa na mais pura psicodelia com “Bulie”, uma colaboração de Alkmia e Psique, cheia de texturas, que nos imerge através da combinação de elementos hipnotizantes. O clima é divertido e emana sentimentos, já que todas as faixas foram feitas com propósito de causar um impacto e transformar os ouvintes, sendo essa a ideia principal do projeto. E, continua com muita energia em “Missed Call”, o qual Garnet apresenta uma paisagem sonora de chamadas de telefone, brincando com os sons de forma brilhante. A subsequente “Ganbatte”, por Venus, segue essa linha mais tecnológica, mas quebra barreiras, misturando diferentes ritmos para compor um arranjo único. 

O groove apresentado por Killary em “Libre” é sinestésico causando sentimentos eletrizantes e misteriosos, que se intensificam com o vocal em espanhol, adicionando uma vibe latina para a composição. Enquanto a mexicana Adalamoon aposta em um beat marcado, feito para cativar os ouvintes a dançar, e que ganha ainda mais impulso após os momentos de respiro com a apresentação dos instrumentos percussivos e vocais sutis.  

A anfitriã do projeto, Ekanta, traz um trabalho potente em “Áine”, uma track com colagens sonoras crescentes, que trazem momentos de reflexão e o despertar de sentimentos. A produção ainda traz o ápice para o EP, como se a história do conto de fadas estivesse em seu momento mais importante. Em “Freedom”, da Soul Shine, essa sensação se intensifica, não só pelo clima denso e melódico, mas também pelos vocais que incentivam a se libertar e viver o sonho. 

Para “Dance Meditation”, Carbon C prepara o terreno para o fim da jornada – e do VA -, com um groove progressivo forte e bem dançante, enquanto “Ego Voices”, por Unnalome, embarca em uma melodia mais limpa, com vocais suaves, que cresce conforme novos elementos são apresentados. Para fechar o lançamento com chave de ouro, Rowdy traz “Your Time”, que mistura sons orgânicos e synths vibrantes criando essa sensação de final de uma história mesmo, ao explorar certa passividade em um arranjo melódico. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vagalume Records (@vagalumerecords)

A gravadora para trazer um projeto deste nível não poderia ser outra. A Vagalume Records é a primeira e mais antiga label do gênero, e é conhecida pela qualidade de seus lançamentos, que geram uma expectativa alta toda vez que vemos seu nome envolvido. E com este VA não foi diferente, já que é um trabalho único, que não só abre mais espaço para as mulheres no PsyTrance, mas também reforça a excelência do selo. Confira: 

Acompanhe outros lançamentos da Vagalume Records.

Tags: , ,