Dry Groove entrega seu Progressive Psytrance de altíssimo nível no EP “Seven”, pela Vagalume Records

Tags: , , ,
Por em 15 de julho, 2022 - 15/07/2022

Um dos integrantes da Vagalume Records, Dy Groove, retorna ao catálogo da gravadora referência em Psytrance no Brasil com seu novo EP Seven. Fernando Cortizo, o nome por trás do projeto, é um adorador das linhas psicodélicas do trance. Seu som tem grande influência na vertente Full On em sua versão mais groovada, com variações influenciadas pelo Progressive Psychedelic, também conhecido como Progressive Psytrance ou somente “prog trance”.

O prog trance é um gênero muito popular e disseminado dentro da cultura trance mundial. Aqui mesmo no Brasil, quando as raves viveram seu momento de ebulição, a sub-vertente já se fazia presente, muitas vezes ganhando uma pista única. A verdade é que, o termo usado é um apelido, mas que foge do que realmente é um Progressive Trance dentro da cartilha. Trata-se de uma variação da sub-vertente que se fundiu com o Psytrance na virada para os anos 2000 e deu origem ao Progressive Psytrance, mas que teve o apelido encurtado pelos ravers da época. 

Por isso, é muito comum que role confusões na hora de rotular, já que o ‘prog trance’ das raves de Psy é bem diferente do ‘prog trance’ feito pelos britânicos, por exemplo. O estilo dentro da linha psicodélica, tende a ser um pouco mais lento que o full-on e também mais limpo, crescente e hipnótico. Nos tempos áureos das raves nomes como Ticon, Liquid Soul, Ace Ventura, Sun Control Species, Perfect Stranger, Son Kite, Freq, Sub6, Antix eram alguns dos nomes que exploram as sonoridades do prog trance, quando este, também vivia um momento de frenesi. 

Como tudo na música eletrônica, o estilo também sofreu metamorfoses em sua estrutura e hoje, podemos encontrar um prog muito mais pesado, com linhas de grave robustas e desfechos mais intensos. Um grande exemplo de artista que faz assim é Neelix, que traz uma versão do gênero bem mais pesada e rápida. Mas, para os puristas, fiquem tranquilos: o prog trance em sua estética mais old school também se faz presentes nos festivais voltados à filosofia psy. É um som de contemplação, introspecção e claro, consciência corporal. 

Aqui no Brasil, Dry Groove faz parte da nova geração brasileira que abraça o prog trance em sua versão mais repaginada. Misturando elementos do full-on com jornadas mais alongadas vindas dos sons progressivos. Em seu novo EP é possível perceber essa sucinta mistura que o artista faz. Como um Progressive Psytrance mais acelerado, com mais elementos e bastante groove. O material marca o retorno do artista ao grande selo firmando cada vez mais seu nome dentro do cenário psy. Confira!

Tags: , , ,