Por em 6 de julho, 2022 - 06/07/2022

Ser artista musical em 2022 é um rolê que envolve mais que música, ser independente ainda é algo muito mais desafiador.

É fato que a distribuição é uma etapa fundamental que desafia muitos artistas independentes, porém, uma distribuição inteligente é o segredo de um case de sucesso, e este ponto é mais ligado a praticidade na comunicação do que simplesmente lançar em uma grande gravadora.

O cenário da música eletrônica independente cresce à medida que a tecnologia coloca à disposição do artista várias ferramentas que facilitam o processo de criação, gravação e distribuição. Torna-se cada vez mais praticável gravar e lançar fora dos estúdios profissionais e sem precisar das grandes gravadoras.

Uma pesquisa da ABMI (Associação Brasileira da Música Independente), lançada em 15 de outubro de 2020, revelou que 53% dos artistas que estiveram no Top 200 do Spotify são independentes e uma grande fatia são de música eletrônica.

Com a premissa de ser independente, temos a incógnita de como distribuir uma música? A primeira coisa que se deve lembrar é que distribuir sua música é mais que oferecer algo: é criar um impacto. Com isso fizemos um guia básico para se conectar com a distribuição.

O que é distribuição musical?

No google, a casa mãe das respostas para dúvidas, responde essa com duas variáveis. Distribuição é o ato de compartilhar algo com destinatários e o processo de entregar produtos em lojas que vão vendê-los.

A distribuição musical se encaixa nessas duas categorias. Significa que você vai pegar seu produto (música) e vai levá-lo até os ouvintes. Com isso existem três formas principais:

Distribuição física: disponibilizar discos em lojas físicas.

Distribuição digital: disponibilizar sua música para plataformas de download e serviços de streaming como Spotify, Apple Music, Pandora Premium, Amazon, etc.

Serviços adicionais de monetização: ganhar dinheiro com a música no YouTube, Facebook, programas de TV e outros lugares.

Para a música independente seu principal foco vai ser na distribuição digital, caminho mais fácil de fazer sua música chegar para mais pessoas em menos tempo.

Plataformas mais importante para distribuição de música

Para sua música estar em vários lugares ao mesmo tempo, quando for distribuída no meio digital, existem plataformas que são a conexão de suas músicas com os ouvintes, é bom estar em todas o tempo todo. As principais plataformas de streaming são:

Spotify – É o líder em streaming interativo de música, tanto para planos com pagamento de assinatura mensal quanto para planos grátis custeados por anúncios.

Apple Music – O poderoso serviço de streaming sob demanda da Apple, com um foco em playlists feitas por curadores.

iTunes – O maior representante de downloads de música desde que foi lançado, em 2004.

Amazon – A gigante do varejo digital tem tanto venda de downloads quanto assinatura de streaming.

Google Play – O jeito mais fácil de acessar música digital com um dispositivo Android.

Tidal – Oferece música digital em alta qualidade, com serviços premium para assinantes.

YouTube – É conhecido como uma plataforma de vídeo, mas o YouTube é na verdade uma das maiores ferramentas para ouvir som em streaming e buscar novos artistas.

Pandora Premium – O serviço de rádio digital interativa.

Deezer – Um serviço de streaming intuitivo que compete por ouvintes de todo o mundo.

SoundCloud – Plataforma online de publicação de áudio utilizada por profissionais de música sediada em Berlim

As principais plataformas de Downloads:

Beatport Site de compra de música online do gênero de música eletrônica fundado em 7 de janeiro de 2004

Traxsource – Uma popular loja online de download de música eletrônica operada por DJs, para DJs.

BandCamp –Plataforma online para artistas independentes conseguirem divulgar e vender a sua música autonomamente

Primeiro ponto para distribuição: registro musical e a parte burocrática

Toda produção musical caso queira ser monetizada precisa ter um cadastro da obra para que os rendimentos de execução pública, ou seja, os valores arrecadados em direitos autorais, sejam destinados ao produtor da música. Para viver de música é importante conhecer o ECAD e a importância do ISRC para a administração de produtos musicais.

O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais, quem produz deve ser filiado a uma das sete associações que mantém o ECAD, mantendo seu cadastro no banco para recebimento de royalties.

[Vídeo do youtube explicando mais na prática e como faz esses cadastros]

Outro ponto importante é o ISRC, um padrão internacional de código para identificar de forma única as gravações. O produtor pessoa física ou jurídica é o responsável por gerar e cadastrar o ISRC, essa etapa é superimportante pois esse código é a identidade da sua música.

[Vídeo youtube mostrando como faz isso]

É necessário que toda produção tenha esse registro para distribuição e saber que esse processo é gratuito, claro que você pode contratar empresas para fazer esse cadastro para você, mas se tirar um tempo e tiver paciência você fará a parte burocrática e participará de todo processo da sua música.

Traçando um plano de marketing, divulgação e promoção

Como dito no início deste guia, a principal chave é a comunicação. Traçar um plano de divulgação nas redes sociais e mídias de comunicação é o primeiro passo. Separar um orçamento definido para investimento de mídia também é necessário, não tenha medo de usar e abusar das redes sociais

O primeiro grande passo é escolher as plataformas que serão trabalhadas as músicas, sendo ela de streaming ou de download e criar um perfil de artistas e se possível conseguir um perfil verificado, porque tudo que você precisa fazer como artistas nas plataformas depende da verificação do seu perfil, sem contar que pode personalizar a marca e a aparência.

Use as redes sociais para promover continuamente sua música, inventando formas originais de abordar um mesmo lançamento várias vezes. Você tem que saber o tamanho do seu público nas redes sociais e tentar se comunicar com 50% dele, pelo menos. Geralmente, isso ocorre com duas a três semanas de antecipação ao lançamento. Se alcançar essa taxa, terá um impacto muito maior e mais eficaz.

Outra dica de ouro é fazer o público entender que precisa tocar e salvar sua música, adicionar sua música a playlists, compartilhar e recomendar. Outra forma de viralizar são as plataformas de vídeos curtos, como o Tik-Tok, onde você pode criar pequenos videoclipes para divulgação, sem a necessidade de gastos exorbitantes.

Para uma campanha de pré-distribuição, o melhor caminho é o pré-save no Spotify, função que ajuda a garantir que os fãs ouvirão sua música no dia em que for lançada. Há também a janela de pré-venda que pode ser feita através de plataformas como Traxsource e Beatport.

[Vídeos explicando mais sobre pré-save] Tem alguma matéria da bnl que já falou sobre pre-save? Se tiver da pra linkar 

Caminhos para distribuição digital

A principal dificuldade de um artista independente que está começando no meio digital é fazer seu som chegar nas pessoas. E isso está além de simplesmente fazer com que escutem seu som, mas também a impressão que as pessoas têm de seu trabalho, uma tarefa difícil para que todo um projeto não se resuma à plays sem significado e conexão. 

A distribuição pode ser feita pelo próprio artista, porém, existem empresas especializadas em distribuição digital, que fazem a distribuição e permitem o acompanhamento da performance das músicas nas plataformas através de relatórios, ou seja, a distribuidora ajudaria nos trâmites com a plataformas musicais, e o primeiro passo nessa jornada é achar a distribuidora correta para seu objetivo, muitas delas só irão cobrar caso sua música entrar em monetização, outras vão negociar um valor para o gerenciamentos do lançamento com consultoria jurídica, mercadológica e promocional.

Ao longo desta matéria você pode aprender um pouco sobre distribuição musical independente. E se alguma dúvida não foi respondida ou se você gostaria de dar um feedback sobre o conteúdo, deixe um comentário na publicação em nosso Instagram! 

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