3 curiosidades sobre o novo single do 3ilha, “O Lamento do Cavaco”

Tags: , , ,
Por em 19 de janeiro, 2022 - 19/01/2022

A reclusão social nos trouxe tempo e, em muitos casos, vontade de criar. Não dá para contar nos dedos quantas pessoas adquiriram hobbies ou desenvolveram aptidões artísticas durante o período que o mundo desacelerou e como consequência, mais uma vez, a arte foi uma grande válvula de escape.

No caso do 3ilha, foi durante a pandemia que Gustavo Fk, Kaká Guimarães e Pedro Verano uniram suas distintas forças musicais para formar o sinérgico trio. Permeando as sonoridades do House, se amparando do Deep e Disco com acréscimo do DNA e arranjos tupiniquins, agora eles invadem a britânica Tropical Disco Records com “O Lamento do Cavaco”.

Para somar, nós pedimos ao 3ilha para nos contar um pouco mais sobre os detalhes da música na forma de três curiosidades que você talvez não saiba:

Curiosidade 01 | Sobre o 3ilha: o projeto era para ser uma collab com participação de vários artistas que estavam no grupo de whatsapp, mas apenas dois, fora o Fk, se interessaram. Assim, juntamos os três integrantes do projeto e buscamos um nome que tivesse a ver com a capital federal, Brasília, foi daí que tiramos o “ilha”, pois esse é um apelido “carinhoso” que a cidade leva. Já que a proposta era trazer pesquisas musicais através de trilhas sonoras e queríamos simbolizar o trio de alguma maneira, o kaká sugeriu o 3ilha, fazendo uma conexão numérica com trio, trilha e Brasília!

Curiosidade 02 | Como surgiu a track: eu (Verano) tinha levado umas ideias lá pro estúdio do FK para trabalharmos em cima. Umas referências meio jazz e deep, meio que na linha de uma track que eu tinha gravado uns solos pra ele há uns meses. Daí enquanto ouvíamos umas músicas que eu tinha levado o Fk acabou se amarrando em uma outra música que integrava a coletânea, mas que não tinha nada a ver com o que eu tinha levado. Foi meio que de um dia pro outro que a track surgiu. Só lembro dele mandando mensagem e dizendo que já tinha gravado os trompetes e que era pra eu gravar logo o piano. Na música as vezes acontece essas coisas doidas… Àquelas referências acabaram virando projetos ainda para serem trabalhados.

Curiosidade 03 | Fazer um trabalho original, de bom gosto e que toque o coração das pessoas é sempre um desafio. Na música eletrônica o elemento da referência com vocais de outros estilos, sejam sampleados ou regravados, é sempre um recurso interessante, mas que requer grande cuidado para não fazer algo clichê. Depois do lançamento do ´Canto de Clara` pela Tree Sixty One, achamos que seria legal trabalhar uma track um pouco mais instrumental, mas sem perder a leveza do projeto. Estamos sempre em busca de trabalhar em cima desse resgate do `clássico` que a House Music pede, daí a pesquisa ter sempre que ser feita com carinho pra tirar algo que surpreenda. 

Tags: , , ,