Omicron: O que a nova variante do Covid-19 pode afetar a volta da cena musical?

Tags: , , , , , , , , , , , ,
Por em 15 de dezembro, 2021 - 15/12/2021

Em todo Brasil estamos na retomada frenética do cenário musical, com produções que variam desde clubes até festivais internacionais, já confirmados para 2022. Festivais como DGTL, Time Warp e a festa Afterlife estão mais que confirmadas para nova passagem pelo Brasil, mas novidades como a festa da label Defected e The BPM Festival no novo complexo artístico surreal estão com datas confirmadas em 2022.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SURREAL PARK (@surreal.park)

Essa alegria está sendo ameaçada com o avanço da variante Omicron em todo mundo, avaliando os avanços em cenas musicais mundiais conseguimos prever que no Brasil a chegada da variante pode ser um desastre para o retorno tão esperado para produtores e clubbers.

A Inglaterra implementou medidas como exigência de uma Booster Jabs (reforço da vacinação) e resultado negativo de teste de covid para participantes de festas e festivais. Essas estratégias têm sido estudadas diariamente para que o setor resista e continue a funcionar. As mudanças vêm de acordo com a Dra. Jenny Harries, presidente-executiva da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, informou que o crescimento da variante Omicron nos próximos dias seria “impressionante”, com infecções atualmente dobrando em menos de dois dias na maioria das regiões do Reino Unido. Ela também disse a um comitê de parlamentares que Omicron era “provavelmente a ameaça mais significativa que tivemos desde o início da pandemia”.

Na Escócia uma “rave” programada para acontecer no Royal Highland Center de Edimburgo anunciou que, devido à nova variante Omicron, o governo escocês estava cancelando o evento para que houvesse a oportunidade de um impulso de reforço de vacinação, já que a sobrecarga para o evento ultrapassou os limites dos centros de vacinação. No evento estavam confirmados grandes nomes do cenário mundial como: Patrick Topping, Trick Scotland x Terminal V, Reinier Zonneveld, Floorplan, Cinthie, Mella Dee entre outros.

Em Berlim, a cidades do Techno, para controle da nova variante, o senado aplicou a regra “2G” para eventos de grande escala e espaços de vida noturna — que exige que os clientes tenham duas doses completas ou a dose Genesen (única). Outra exigência que está causando burburinho é a proibição de dançar em casas noturnas e a diminuição de público em cada local, a medida entrou em vigor no dia 8 de dezembro e vem causando revolta na comissão de clubes de Berlim, que está pedindo que a decisão seja substituída por testes de PCR obrigatórios para entrada em clubes.

Atualmente, o ponto de corte é de 350 novas infecções por 100.000 pessoas e Berlim tem uma taxa de 361 infecções diárias.

Realizar festas exige otimismo mesmo nos melhores momentos, esta fase pandêmica exige além de otimismo um cuidado além do normal, pois um passo em falso pode colocar uma cadeia de trabalho por água abaixo. Devemos lembrar que apesar de o setor estar entusiasmado com sua volta, a pandemia não encerrou completamente, ainda estamos em processo pandêmico, com restrições e com avanços da doença que podem mudar o percurso do nosso cenário a qualquer momento.

No Brasil especialistas avaliam que a variante Omicron pode superar a variante Delta, pois ela consegue escapar da imunidade induzida pelas vacinas ou por infecções anteriores elevando os sintomas clínicos piores do que aqueles causados por outras variantes.

Os relatos médicos que tratam pacientes de Covid-19 revelam que a Ômicron parece estar produzindo sintomas amenos, como tosse seca, febre e transpiração noturna, caso identifique qualquer sintoma não deixe de procurar ajuda médica e se restringir ao contato com outras pessoas. Em declaração fabricantes de vacina como Pfizer e a BioNTech confirmam que 3 doses de vacina contra a Covid-19 neutralizam a variante ômicron, mas até que nossa população receba esse reforço precisamos de muita cautela em eventos com grande público, para que não haja uma proliferação da variante em território nacional. Você pode constatar as declarações feitas para o portal G1 aqui.

Por enquanto nossos limites da esperança continuam a ser testados, precisamos nos manter firmes e alerta para que 2022 chegue conforme planejado, organizadores de eventos seguem enfrentando desafios em suas mídias de levar o otimismo e a organização para chegada de um novo ano e cabe ao público agarrar e apoiar esse trabalho para que nossa cena siga firme por mais esta etapa.

Its All About Groove!

Tags: , , , , , , , , , , , ,