5 remixes essenciais para conhecer o brilhante produtor e pianista Francesco Tristano

Tags: , , ,
Por em 20 de setembro, 2021 - 20/09/2021

Tendo o lendário músico Johann Sebastian Bach como sua maior referência, o pianista luxemburguês Francesco Tristano descobriu a house e o techno quando iniciou seus estudos na Juilliard School, em Nova Iorque. Ao se encantar com a pulsante vida noturna da cidade, passou, na reta final dos anos 2000, a se dedicar artisticamente a um cruzamento das duas esferas: a música eletrônica de pista e a música erudita.

De lá pra cá, Tristano se apresentou tanto em teatros quanto em festivais de dance music, e gravou quase uma dezena de álbuns e uma série de EPs e singles, ora pendendo mais para o lado clássico, ora para o lado eletrônico, sempre com forte verve experimental. Assinou com selos como Get Physical, Innervisions e Armada Music, e colaborou com expoentes do calibre de Carl Craig, Luciano e Ben Klock

Seu primeiro lançamento a combinar os dois universos foi o LP “Not For Piano”, pela francesa InFiné, em 2007, em que recriou à sua maneira hinos de nomes como Jeff Mills e Derrick May.

Contudo, é nos remixes que podemos conhecer mais do lado produtor musical de Tristano, que normalmente apresenta faixas com pegada jazzy e minimalista, desconstruindo bastante as respectivas produções originais. Por isso, separamos abaixo cinco essenciais da discografia do artista:

L_cio – One (Francesco Tristano Remix) [Cocada Music]

Esse aqui veio direto do forno. Fazendo sua estreia pela Cocada Music, Francesco remixou o expoente brazuca L_cio no EP “One”, que chegou às plataformas nessa última sexta (17). Minimalismo, pegada jazzy e desconstrução profunda da obra original? Sim, está tudo aqui!

Roland Leesker – No Way Out (Francesco Tristano No Hay Marcha Atrás Remix) [Get Physical Music]

Sete dias antes, outro remix brilhante e não menos importante veio pela Get Physical Music. No EP “No Way Out”, de um dos diretores da gravadora, Roland Leesker (que, inclusive, é uma das mentes por trás da Cocada, ao lado de Leo Janeiro), o luxemburguês entregou mais de sua especialidade e levou a faixa título do alemão a um campo completamente inédito — incluindo com a adição de samples vocais em espanhol. O EP ainda conta com um remix do aclamado duo de Detroit, Scan7.

Kristjan Järvi, Nordic Pulse Ensemble – Nordic Maiden (Francesco Tristano Auricle Dub) [Modern Recordings]

Agora voltamos um pouquinho mais no tempo, com esse remix feito pelo pianista para a faixa “Nordic Maiden”, uma colaboração entre o maestro, compositor e produtor estoniano Kristjan Järvi e o grupo Nordic Pulse Ensemble, que reúne músicos eletroacústicos de diferentes países nórdicos.

Em sua versão de “Nordic Maiden”, lançada em dezembro de 2020, podemos ouvir uma obra de quase oito minutos que se aproxima mais do techno.

​​Bruce Brubaker – Knee for Thought (Francesco Tristano Vision) [InFiné]

Em outubro de 2015, o pianista e compositor americano Bruce Brubaker lançou o EP “Glass Piano Versions”, que, como o nome sugere, traz remixes de seu então recém-lançado álbum “Glass Piano”, feito em parceria com o icônico Philip Glass.

A “visão” de Tristano é mais um ótimo exemplo da capacidade de cruzar música erudita com música eletrônica com profundidade, riqueza e identidade. 

Drumcell – Speak Silence (Francesco Tristano Pianowave Remix) [CLR]


Encerramos com o remix para “Speak Silence”, do produtor de techno Drumcell. A faixa saiu em EP em 2014, pela CLR, e é a mais maximalista, rítmica e encorpada desta seleção, mesclando batidas secas, bassline grave e synths analógicos com as melodias do piano de Francesco Tristano.

Tags: , , ,