Artistas audiovisuais importantes na Dance Music

Tags: , , , , , ,
Por em 30 de agosto, 2021 - 30/08/2021

Você já chegou em um festival ou em um clube e se deu conta da cenografia, luzes e arte do local, o quanto aquilo te impactou junto com a música? Ou quanto um videoclipe te fez lembrar da sua música favorita de uma forma diferente?

O audiovisual desempenha um papel fundamental na estética da música eletrônica de muitas formas sendo através de filmes, videoclipes, cenografias e agora as transmissões como o caso da famosa BE-AT.TV, Cercle ou Boiler Room. Mas hoje estamos aqui para falar de artistas criativos e visionários que criam cenografias, animações, videoclipes e artes para a Dance Music, vem com a Groove.

ADAM SMITH E MARCUS LYALL

Eu não poderia começar sem falar dessa dupla sensacional e criativa de Londres. Esses dois caras são as mentes por trás dos shows e videoclipes sensacionais do duo The Chemical Brothers. Para a arte eles combinam métodos digitais avançados e constroem narrativas teatrais únicas.

A verdadeira marca registrada que a dupla artística usa nos vídeos do Chemical Brothers é uma harmonia frenética de música, coreografia e edição. Trabalhando em coisas muito diferentes: Lyall cria instalações de luz em grandes espaços; Smith é o lendário diretor criativo da banda, juntos, eles criam audiovisual cheio de autenticidade

MUTI RANDOLPH

Não podia continuar essa lista sem falar de um dos brasileiros mais importantes na criação de ambientes interativos. O designer e artista plástico Muti Randolph criou o layout futurista com leds do famoso e amado D-EDGE. Em suas criações, o artista brinca com os chamados “desenhos com luz” em espaços virtuais em 3D, criando ambientes reais e instalações interativas.

Outras criações de destaque foi no festival Coachella 2011, onde o artista criou painéis de LEDs suspensos, logo acima da plateia exibindo padrões abstratos minimalistas piscando no ritmo da música.

HAMILL INDUSTRIES

Um dos meus artistas favoritos é Floating Points, que estreou o LP ‘Crush’ em 2019. Mas o que tem de especial neste lançamento? Eu te falo! A estética diferenciada da capa do álbum, onde foram utilizadas vegetações neons, vista por osciloscópios.

As mentes brilhantes por trás desta ideia são Anna Diaz e Pablo Barquín, também conhecidos como Hamill Industries. Eles interpretam a música de um ponto de vista emocional para visualizar um resultado, experimentando todos os meios necessários para chegar ao resultado da arte. O diferencial desses dois é usar todo tipo de tecnologia disponível para traduzir o mundo orgânico e misturar isso ao som e imagem.

 

LIAM TOMASELLI SKY

Garanto que você já viu vários vídeos das apresentações do famoso Eric Prydz, que enlouquece seus fãs com projeções holográficas em suas apresentações desde 2017.

A mente por trás dessas loucuras é Liam Tomaselli, que elevou o nível quando passou a gerenciar o HOLO, projeto audiovisual de Prydz. As apresentações com hologramas sempre são uma loucura, muito realistas, realizadas com laser com 8 metros de largura e coberto por mais de 300 metros quadrados de telas de led.

WEIRDCORE

Se eu tivesse que escolher um preferido dessa lista com certeza seria esse gênio. O artista Weirdcore trabalhou por trás dos videoclipes e shows ao vivo de Aphex Twin e pode ser chamado de Salvador Dalí da música eletrônica, misturando em seus clipes e artes referências lúdicas com gráficos digitais que foram construídos ou editados para transmitir sentimentos de confusão, desorientação, alienação e nostalgia.

Visualmente, ele é fortemente influenciado pela aparência geral das imagens compartilhadas em uma Internet mais antiga, aproximadamente um período que vai do final dos anos 90 a meados dos anos 2000. Além da música eletrônica, ele trabalhou com outros artistas importantes, incluindo Gwen Stefani e MIA e com projetos de instalações e exposições com temas inusitados.

Tags: , , , , , ,