Um dos aspectos mais interessantes da música eletrônica é, inegavelmente, a cultura dos remixes. Pensemos: cada pessoa é sua própria configuração, seu próprio conjunto de vivências, influências e convivência com a arte. Portanto, ao convidar um produtor musical para fazer um remix, é como se estivéssemos batendo à porta do seu mundo, querendo entender sua singularidade.
Neste contexto, não faltou singularidade para remixar o EP “She’s Mad”, lançado pelo catarinense Fuscarini no prolífico selo Fluxo, do ZAC. A faixa, com sua aura sensual envolta com batidas techno cheias de flow, abre um grande caminho de possibilidades artísticas para que cada remixer traga sua interpretação em diferentes estilos e atmosferas.
Cinco remixes divididos entre nove artistas incríveis foram disponibilizados nesta aventura musical que você pode ouvir logo agora. Entre o melódico e o percussivo, entre o groovado e o enigmático, temos “She’s Mad” pelas mãos de Touchtalk, ZAC & PACS, Drunky Daniels, Doctor Jack e Bertolini (BR). A excelente qualidade é comprovada pelos charts que o release já pegou, como a posição #5 no Hype Picks de Indie Dance, #8 no Hype Picks de Melodic House & Techno e #34 no Indie Dance Releases, além de algumas versões terem sido incluídas nos charts de Best New Hype Melodic House & Techno, Progressive e India Dance, nas posições #1, #2 e #3 respectivamente.
Aproveitando esta ocasião, decidimos entender individualmente, pelos próprios artistas, o processo criativo e as intenções envolvidas nessas versões. Vamos lá!
TOUCHTALK
A gente partiu do vocal que era muito bom.. Processamos ele em um vocoder , deixando sua timbragem bem robótica. A partir dele criamos Glitchs com elevações de pitch que vocês podem perceber durante o decorrer da track. O segundo passo foi reescrever o lead principal. Utilizamos 2 tipos de guitarras para chegar ao resultado que queriamos. O break final é super tensionado e o drop super explosivo. Desde que ela ficou pronta , toda vez que tocamos o resultado foi exatamente como queríamos e tem sido uns dos grandes momentos do nosso set.
ZAC e PACS
O processo criativo do nosso remix foi bem interessante e ao mesmo tempo muito desafiador. Queríamos manter de alguma forma a essência da faixa original mas também trazer um pouco das nossas referências atuais, e por isso optamos por manter os vocais com essa vibe mais dark e recriar quase todo o instrumental. Entrando nos detalhes, nós quisemos criar uma bassline bem forte assim como os drops, que foram pensados para explodir na pista e envolver a galera com as percussões e o vocal hipnótico. Já no break, a nossa ideia foi de criar um momento introspectivo e sentimental para emocionar a galera, seguido de uma subida eufórica e com muita energia para dar ao público exatamente o que ele espera viver num club: momentos inesquecíveis.
DRUNKY DANIELS
Quando Fuscarini nos convidou para participar desse EP, ficamos bem felizes por gostar do som dele e também porque já havíamos lançado na Fluxo em outra ocasião. A faixa original é bem forte e tem uma estética bem característica do Fusca nas produções e conseguimos misturar os temperos do Drunky Daniels com os elementos da original. Nosso groove mais percussivo entrou muito bem com os elementos e criamos uma linha melódica e harmônica novas, para tudo fazer mais sentido no final. Na pista responde muito bem e está presente em todos nossos sets.
DOCTOR JACK
Fuscarini além de um amigo muito querido é um grande artista com futuro inegavelmente promissor, ficamos realmente surpresos com o convite mas aceitamos sem pensar duas vezes. Optamos por manter uma linha de baixo que encaixa em nossos sets e criamos uma atmosfera usando algumas ideias originais; Mantemos a linha mais melódica e optamos por sweeps menos intensos para dar ênfase ao synt principal; Amamos o resultado!
BERTOLINI
Após receber um convite do Fuscarini ouvi algumas de suas músicas e já de primeira me interessei por essa, achei o vocal sexy com melodias empolgantes, bem o som que curto tocar, o processo criativo veio em meio a um mês de muito estudos em 3 estúdios diferentes, com Kaká Mendes,Grace no qual estava aprendendo sobre o Groove, ainda tive um aula de sound desyng com Zac que apareceu no studio onde gravamos alguns canais na mão mesmo na novation, na mesma semana fui ao estúdio do Carminatti onde estava marcado nosso fim de semana de aula de mix e master no fim de semana onde pude participar junto dos ajustes finais dela e ainda aprender sobre mix e master. Essa track é resultado de muitas evolução e aprendizado com todos e estou bem feliz com o resultado.