Sabe aqueles lugares incríveis que você espera que dure para sempre e quando fecham deixam muitas lembranças? Foi assim com o Space Club, conhecido em todo o mundo como um dos templos da música eletrônica. Mas, você sabia que já houve uma versão do Space Club no Brasil?
A História da Space em Ibiza
O Space foi um “Super Clube” localizado nos arredores do aeroporto da famosa ilha de Ibiza na Espanha, onde permaneceu aberto de 1986 a 2016. Fundado por Pepe Rosello, um apaixonado por música, o espaço tornou-se um dos preferidos dos turistas, que muitas vezes chegavam com suas malas, antes mesmo de fazer o check-in em seus hotéis.
Mas foi na música eletrônica que o Space Clube marcou seu nome na história. Único ao longo de muitos anos, oferecendo discoteca diurna inalterada, com cinco áreas diferentes, o Space era o melhor dos clubes de Ibiza, com uma ênfase particular em trazer apenas os melhores DJs internacionais de todos os gêneros.
Para a tristeza dos locais e clubbers em todo o mundo, 2016 marcou o último ano do Space Club, e assim o local fechou suas portas pela última vez no domingo, 2 de outubro de 2016, com uma super despedida oferecida pelo DJ britânico Carl Cox, que fez uma super maratona de 9 horas de música na Festa de Encerramento.
Desde que o clube fechou em 2016, ele foi comprado pela Ushuaïa Entertainment e foi reaberto em 2017 com o nome de Hï Ibiza.
A passagem repentina da Space Club no Brasil
Em 29 de dezembro de 2012, o Space abriu uma filial no Brasil, foi em Balneário Camboriú, com o nome de Space B. Camboriú. O projeto da primeira franquia da Space na América do Sul foi apresentado em um evento no Parador Beach Club, em 2011.
Com um projeto faraônico de mais de 15 mil metros quadrados de área construída, capacidade para 10 mil pessoas, estacionamento para mais de 3 mil veículos e um investimento inicial de R$ 6 milhões de reais, a expectativa era que o empreendimento se tornasse o point da cidade e refletisse bem toda a reputação da Space Ibiza.
Mas a ideia não aconteceu como o planejado, desde o começo do projeto muitos problemas apareceram. Depois do evento que anunciou o novo super clube do Brasil, pouco se falou sobre o projeto e muitos tinham dúvida se seria realidade a abertura do clube. Porém a data de abertura estava mantida e o público voltou a se animar.
A Space B. Camboriú iniciou suas atividades com um público de mais de 10 mil pessoas que tiveram como headline o icônico DJ Britânico Carl Cox, que assumiu a pick up até as 6 da manhã.
Problemas e transtornos para o público
A abertura do clube foi marcada por problemas. Logo na estreia, as obras de acesso ao clube não estavam prontas e somado a chuva daquele dia gerou um grande transtorno para quem tentava chegar para a primeira noite. Não era só as obras de acesso que estavam inacabadas, dentro do clube também era perceptível esse atraso na finalização do projeto.
Nos próximos eventos os problemas continuaram, dificuldades na chegada, problemas para comprar ingressos e na retirada, filas longas, além de outros episódios marcantes como o cancelamento de uma das noites do carnaval, que tinha Bob Sinclar como headline, a redução de outro evento, com James Zabiela, que foi realizado só na segunda pista do clube. Mas o episódio mais considerável foi com Avicii, no Clossing Summer, que acabou chegando às 5 da manhã, horário do fim do alvará em Balneário Camboriú, por ultrapassar o horário a polícia entrou no clube para encerrar a festa.
É claro que o clube enfrentaria grandes desafios já que ficava localizado na mesma região dos superclubes Warung e Green Valley, mas nem mesmo os mais otimistas acreditavam que o projeto teria tantos problemas e duraria tão pouco tempo. O Space Club no Brasil não conseguiu ir além da primeira temporada de verão e acabou fechando em abril de 2013.
Será que teremos o retorno da Space Ibiza?
Se por aqui não tem a mínima chance de uma reabertura do clube, em Ibiza já é diferente. Recentemente Pepe Roselló, fundador do clube, anunciou em uma entrevista ao site espanhol Noudiari.es a inauguração de um novo “Espaço em breve”. Ao ser questionado se seria uma nova Space Club, Pepe sorriu e aquele mistério no ar.