Richie Hawtin e Endel criam uma nova experiência de audição alimentada por IA, para ajudar os ouvintes na concentração.
A Endel é uma empresa criada em 2018 por um coletivo de artistas, com intuito de criar projetos de mindfulness por meio de inteligência artificial acessível a todos. O objetivo é criar experiências sonoras personalizadas que ajudem a reduzir o estresse, melhorar o sono ou aumentar a produtividade com o suporte da neurociência.
Esta nova colaboração com o músico canadense Richie Hawtin, que assina a colaboração com seu projeto Plastikman, é chamada Deeper Focus sendo definida por ele mesmo como: “uma paisagem sonora adaptável em tempo real, que é infundida com sua produção de marca registrada, resultando em uma paisagem sonora espaçosa e minimalista que melhora o foco e a produtividade do usuário. “
O produtor criou os sons em conjunto com a equipe da Endel, e o software de Inteligência Artificial da empresa adaptou os sons para cada usuário.
“Como um maníaco por controle no estúdio, geralmente sou eu quem tem a palavra final sobre como uma faixa se desenrola, no entanto, nessa situação emocionante, o IA é quem decide o quadro final. Embora possa parecer assustador para alguns, acho que é apenas mais uma extensão da minha crença na tecnologia e seu lugar intrínseco no meu processo criativo “, comentou Hawtin sobre o projeto.
O aplicativo pode ser baixado em iOS, Android , macOS e Alexa entrando aqui .
Ouça Richie Hawtin comentando o projeto: