O Haçienda foi eleito um dos principais locais históricos do Reino Unido, apesar de o armazém que já abrigou o clube de Manchester não existir mais.
O endosso, da Historic England, classificou a instituição perdida, amplamente considerada como um dos locais de nascimento tanto do pós-punk quanto do acid house, em sua lista A History of England in 100 Places.
Ele se junta a outros dez endereços conhecidos pela música e pela literatura, incluindo o local de nascimento de Shakespeare em Stratford-upon-Avon, o 100 Club de Londres e a casa de Jane Austen em Chawton, Hampshire.
Inaugurado em 1982, The Haçienda atingiu o pico nos dias de Madchester, com a década dando lugar ao início dos anos 90. Foi fechado em 1997 em meio a problemas financeiros, durante uma era notória de atividades de gangues nos locais de música da cidade.
Estabelecida pela Factory Records, que abriga artistas como New Order, Happy Mondays e A Certain Ratio, sua estética agora mundialmente famosa – incluindo aquelas icônicas listras horizontais em preto e amarelo – foi supervisionada por Peter Saville, que desenhou os talentos do designer Ben Kelly. É considerado um modelo para o design moderno de boates.
CONECTE-SE COM A GROOVE MAG: Facebook | Youtube | Soudcloud |Instagram