Conheça Ancestrall, um artista que utiliza a música como portal de cura

Tags: , , , , , , , , ,
Por em 17 de setembro, 2024 - 17/09/2024

“Música é o caminho para a cura”. É através desta frase que Ancestrall se apresenta para o mundo. Por trás do projeto está Felipe Millard, artista brasileiro que integra também o coletivo Polvo. Sua jornada musical começou em 2021, após uma experiência transformadora em uma cerimônia de ayahuasca, onde conectou-se profundamente com os pajés Huni Kuins, da Amazônia. Essa experiência não apenas moldou sua visão artística, mas também despertou um chamado para a cura através da música. 


Além de seu trabalho musical, Felipe também atua em iniciativas de impacto social e ambiental. No ano de 2022 ajudou a arrecadar recursos para instalação de internet e a construção de uma escola na aldeia Segredo do Artesão, situada na Floresta amazônica (Rio Tarauacá – Acre).

Embora tenha começado há pouco tempo, Ancestrall já alcançou um reconhecimento bem grande na cena eletrônica. Partindo do zero absoluto — sem conhecimento prévio em produção ou discotecagem — Felipe rapidamente se destacou, e muito desse progresso se deve ao aprendizado contínuo na Comunidade de Áudio de Andre Salata, onde ele permanece até hoje.

“Ingressei na comunidade no início de 2022, pouco após ter aprendido a discotecar, e sem dúvida foi uma das decisões mais acertadas da minha trajetória. Sempre tive um bom ouvido para música, mas ainda não possuía conhecimento técnico sobre produção e estruturação da música eletrônica. Através da comunidade, pude desenvolver uma base sólida, aprendendo temas essenciais como teoria musical, síntese sonora, arranjo e mixagem, de uma maneira rica e direta, guiada pelo André Salata, cuja vivência no cenário musical é extremamente valiosa.

Além disso, tive a oportunidade de absorver conhecimento de tutores especializados em diversas vertentes, abordando não apenas música, mas também aspectos fundamentais como carreira, posicionamento artístico, referências e networking. Gostaria de destacar as contribuições do DJ Glen e do Mezomo nesse processo”, comenta. 

Para o artista, a comunidade transformou sua perspectiva e abordagem ao estudo da música eletrônica, principalmente por conta do MBME, desenvolvido por Salata. A metodologia traz clareza e compreensão profunda sobre referências musicais, desenvolvendo a percepção musical e instigando a evolução do desenvolvimento artístico, assim como os feedbacks de alta qualidade. 

Inclusive, Ancestrall está prestes a lançar novas músicas em colaboração com outros alunos da comunidade, entre eles um EP com duas faixas pela label de Barcelona, The Magic Sun.

“2024 está sendo o ano em que trago ao mundo o maior número de lançamentos até agora. O EP na The Magic Sun inclui duas faixas de Organic Downtempo, UMA em colaboração com Xico Anastasia, outro artista que também faz parte da comunidade e parceiro nesta jornada. Essas faixas trazem uma maturidade sonora muito mais profunda do que os lançamentos anteriores.

Além disso, estou finalizando um novo EP em parceria com Sonnero, outro excelente produtor e amigo que conheci através da comunidade. Esse projeto marca o início de uma fase com faixas mais aceleradas, expandindo os horizontes da minha sonoridade. Ainda, tenho duas faixas solo, mais quatro collabs feitas também com o Alunawachuma durante o tempo que passei na europa e quase prontas para serem lançadas. E sem dúvida, isso é apenas o começo da minha jornada dentro da música”. 

Mystic Handpan é seu single mais recente, lançado em junho pela Agami Records

Outra conquista é sua recente tour pela Europa. Nos últimos meses, ele tocou em Portugal e fez sua segunda passagem pela Croácia, além de ter participado das duas últimas edições do Universo Paralello. Entre 2022 e 2023, também levou seu som até países como Argentina, Peru, México e Panamá, onde foi muito bem recepcionado.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ancestrall 🇧🇷 (@ancestrall.music)

“Apesar de distante dos grandes centros, vivendo em Arraial D’Ajuda, uma pequena cidade no interior da Bahia, consegui expandir minha música para além das fronteiras do Brasil. Nos últimos quatro anos, tive a oportunidade de tocar em festas, clubs, festivais e eventos mais intimistas, como cerimônias de cacau sem álcool, sempre preservando uma identidade sonora autêntica nas minhas apresentações.

Gêneros como Organic House e Downtempo, mesmo distantes do mainstream, já têm grande popularidade em regiões como Europa e América Central, do Norte e do Sul e são muito bem recebidos, o que me permitiu alcançar boas oportunidades no cenário internacional. Acredito que o segredo desse crescimento está em ser autêntico nas produções e nas apresentações, focando no que realmente ressoa comigo, em vez de seguir tendências. Ser fiel ao meu caminho musical é o que, de fato, faz toda a diferença.”, finaliza.

Seu destaque também se estende para o canal do Youtube, plataforma que já conta com mais de 24 mil inscritos e soma uma média de 50 mil visualizações mensais, atingindo públicos de diversos países ao redor do mundo. Além disso, o canal apresenta uma playlist de músicas tradicionais indígenas, gravadas e editadas pelo próprio, retribuindo e contribuindo para a valorização e divulgação da cultura tradicional dos povos originários do Brasil.

Apesar dessa conexão com os rituais xamânicos e com a música indígena, suas apresentações podem ser bem mais versáteis do que você imagina. Ancestrall explora tanto nuances mais fluidas como Afro House, Organic House e Downtempo, como também momentos mais enérgicos passando pelo Melodic House, Melodic Techno, Global Bass e até Psytrance.

Ele também é um dos idealizadores de eventos que combina cerimônias de cacau e ecstatic dance no sul da Bahia. Neste projeto, os participantes são incentivados a permanecer em silêncio e a se conectar com a música, com seus corpos e uns com os outros de forma respeitosa. O objetivo principal é conduzir uma jornada musical que permita às pessoas se expressarem por meio da dança, liberando emoções, energia e tensão,  promovendo uma experiência de autoconhecimento. Tudo isso sem o uso de alteradores de consciência, como é possível ver e sentir neste vídeo abaixo, gravado recentemente em Portugal.

Ancestrall é, sem dúvida, um artista que foge dos padrões convencionais da cena brasileira, portanto, se você curtiu a proposta musical dele, siga-o no Instagram e continue acompanhando os próximos passos.

It’s all about groove

Tags: , , , , , , , , ,