Sonido Profundo Showcase no Garden do Templo

Tags: , , , , ,
Por em 30 de janeiro, 2023 - 30/01/2023

Créditos Fotos: Biah art

Os verões do Warung Beach Club sempre são repletos de grandes artistas e diversas noites em um curto espaço de tempo. Algumas delas passam despercebidas, mesmo sendo ótimas, acabam por não serem mencionadas ou lembradas. No último dia 13 de janeiro, o clube da praia brava recebeu o showcase da label curitibana Sonido Profundo, protagonizando uma noite que com certeza não passou despercebida. No Garden, a label trouxe duas estreias que têm tudo a ver com o estilo de som do templo – Alex Orion e Dosem, este último sendo bastante aguardado a anos. A sonido foi fundada pelo residente do clube Albuquerque, a lenda Leo Z , Grife e por Foletto, um dos novos talentos da cena sul brasileira. Os produtores abraçaram as sonoridades progressivas, tribais e com melodias e os resultados têm sido expressivos. Um som que tem a cara do Garden e que tem referências estéticas na consagrada All Day I Dream de Lee Burridge.

A sonido profundo, após vários anos sendo label party, agora também é gravadora, onde a ideia é receber uma nova safra de produtores desse estilo que estavam sem uma ‘’casa’’ de referência. Nomes como Grife, André Moret e Kaito Aman têm lançado constantemente, além de claro, receber as produções dos fundadores.

Recentemente, Albuquerque e Foletto remixaram o fenômeno colombiano Kamilo Sanclemente na faixa ‘’Atlantis Lights’’. O trabalho alcançou a top 30 dentro do estilo house progressivo no beatport, levando a bandeira do brasil para longe e mostrando a força da américa do sul dentro dessa linha de som. Recentemente, a label fez um evento na Ópera de Arame, em Curitiba, onde Foletto foi um dos destaques tocando após Kamilo. Assista abaixo.

Voltando ao Warung, cheguei no clube por volta da meia noite, logo no início do set de Albuquerque. O primeiro impacto positivo foi perceber logo que o sound system estava em um volume excelente, nas duas pistas, com grave e médios de grande qualidade. O que falar do set do residente? Uma aula, ele é um dos meus DJs favoritos no país, com uma bagagem enorme, sabe os tempos e momentos de ‘’o que tocar nessa hora?’’.

Seu som lembrou-me um set do mestre Ricky Ryan, levada envolvente e mixagens finas. Destaques para ‘’Mimoraya’’ de Volen Sentir na primeira hora. Ao subir o ritmo, ele trouxe sons como ‘’Balearis’’ de Lanvary e ‘’Love’’ de Lisandro (Beije remix).

Próximo do final, a pista estava toda no mesmo balanço, sorte de Alex, que pode pegar um público tão bem preparado para seu som. Destaques ainda para ‘’Soft Serenade’’ de Liam Sieker (Fabri Lopez remix) e ‘’Get it Right’’ de Dany Dz fazendo a pista dar uma leve vibração.

As 02h assume Alex Orion, o holandês é daqueles produtores despontando a nível global, com destaque na gravadora de Hernán Cattaneo Sudbeat. Muitas vezes nomes mais conhecidos por suas produções tem dificuldade de vir a América do Sul, porém, Alex conseguiu sua tour e pode mostrar o seu som deep progressive. Eu adoro construções obscuras e de imersão total, e Alex trouxe isso no Garden. Um set cadenciado, bem tocado e mantendo a pista envolvida.

Destaque para a faixa ‘’Imagine’’ de Kostya Outta & Bodai (Dmitry Molosh remix). Colocando todos em uma viagem de várias camadas sonoras. A pista gostou, claro que se fosse para um long set, teria que variar mais, porém para 2 horas foi na medida.

As 04h assume Dosem, um produtor que a tempo eu esperava no clube. Desde quando ele produziu ‘’Beach Kisses’’ e ela virou um dos hinos do clube em 2011. O espanhol desde então tem suas faixas tocadas por diversos DJs no Warung e se tornou um nome conhecido do público local, mesmo sem vir. Sua estreia foi um reparo histórico, de um produtor de alto nível que merecia a oportunidade de mostrar sua versão DJ.

Ele não perdeu tempo, com a pista querendo mais ritmo após 2 horas imersivas, ele fez um set com faixas rápidas, mixagens rápidas e com bastante energia. Me pareceu um DJ de muita confiança e que estava tocando no horário certo. Destaque para seu remix em ‘’back to life’’ de Hoten, onde postou o vídeo no seu Instagram. Que track! Um tipo de house progressivo mais direto e que levanta qualquer pista. Veja abaixo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por DOSEM (@dosem)

Outro destaque claro, foi quando jogou a faixa que o consagrou, ‘’Beach Kisses’’ veio em uma nova versão, mas sem perder a alma que a fez ser mundialmente reverenciada e hoje considerada um clássico.

Ele manteve a pista acesa até de manhã, com público dançando e conectado. A missão era difícil, pois no Inside estava tocando Kolsh, de enorme apelo momentâneo. Dosem não deixava o set cair em breaks longos, sempre mantinha algum loop de hi-hat tocando junto para não deixar a pista parar. Terminou com aplausos de reconhecimento e um passe para retorno, que foi no Inside.  

Tags: , , , , ,