Quando se trata de eventos de grande escala, poucos são tão estimulantes – e esmagadores – quanto o Burning Man. Originalmente fundado em Baker Beach, em San Francisco, como um encontro casual de amigos em 1986, o “encontrinho” evoluiu para uma experiência de festival, com uma semana cheia de fantasias, carros de arte e vida experimental, em um dos ambientes mais hostis do planeta: o deserto de Black Rock em Nevada.
O evento foi adiado nos últimos dois anos devido à pandemia e, embora não tenha acontecido em 2021, está de volta com força total, começando neste domingo (28). Veteranos do evento costumam dizer que é impossível descrever com precisão a própria aventura, onde enormes instalações interativas e acampamentos elaborados preenchem os sete quilômetros quadrados de deserto.
É certo que os participantes irão interagir e fazer sua própria arte, já que grande parte da paisagem é pontilhada com enormes instalações de arte. Mas além da exploração de forma livre de esculturas alucinantes, há uma extensa lista de eventos programados, com dezenas de experiências pré-planejadas que vão do cotidiano ao completamente absurdo como empilhar e escalar caixas de leite (com um cinto de segurança), malhar em uma academia rosa ou testar sua mira em estações para lançar todos os tipos de projéteis perigosos.
Já a parte climática é o maior desafio para enfrentar o clima tempestuoso e as tempestades de poeira, com as barracas sendo quase arrancadas do chão pelos ventos fortes. Neste domingo as tempestades de poeira estavam altíssimas com a previsão de um clima mais brutal no canto noroeste de Nevada, com uma pequena chance de tempestades, temperaturas escaldantes.
Já a parte física você pode ter a experiência que quiser como ficar nu e andar sem julgamentos pelo festival todo. É um lugar onde você pode festejar no cockpit de um Boeing 747 de verdade ao meio-dia, subindo pela bunda de um carro gigante de ovelhas à meia-noite e assistindo tornados de fogo varrendo a tudo ao amanhecer. O que realmente torna a experiência do Burning Man é a sensação de que você é uma parte vital dela.
No que diz respeito a comida e bebida, a mentalidade de não comprar nada do evento significa que os convidados não passarão fome ou sede – a menos que você tenha esquecido de trazer alguns dólares para o café, uma das duas coisas que você pode comprar no evento (o outro é gelo). Haverá margaritas para congelar o cérebro e um bar de gim-tônica servindo cachorros-quentes e florestas de pirulito ao pôr do sol e cereais diários My Dad’s House.
Além de explorar o corpo humano, há muitas opções para expandir a mente. com sessões educacionais sobre física quântica, IA,astronomia e psicodélicos, como estamos em 2022, haverá muitas conversas sobre blockchain. E para aqueles que querem levar sua consciência a um nível verdadeiramente único, tem uma atividade para você passar alguns minutos fingindo ser um gato.
Embora essa longa lista de atividades pareça bastante para preencher o tempo de uma semana vivendo em um deserto, elas são realmente apenas uma pequena fração da programação planejada para a semana de evento, que, como sempre, terminará com a alma do evento pegando fogo.