Em determinado momento da construção de uma carreira na música eletrônica, todo artista acaba percebendo que ter talento, somente, não funciona; um aspecto fundamental que acompanha o talento é a consistência. Em um mundo com pessoas conectadas pelas redes sociais e, consequentemente, sobrecarregadas de estímulos, o artista precisa ir construindo presença no imaginário da audiência.
Artista brasileiro em ascensão no Techno Peak Time, Rangel Coelho compreende esta afirmação e vem projetando um baita catálogo de lançamentos nos tempos recentes. É sério: somente em 2022, foram mais de 20 projetos oficialmente no ar — o que causou até surpresa no artista ao questionarmos a alta quantidade de releases. “Foram 20 lançamentos? Sério?! Eu tinha até perdido as contas”, comenta em tom de brincadeira.
Mas segundo o próprio, Rangel sempre teve muitas ideias criativas, mas sem a qualidade desejada, o que alcançou agora. “No passado eu perdia tempo em poucas faixas fazendo muitos ajustes. Hoje eu consigo criar mais rápido numa qualidade aceitável pelas labels e a parte técnica também é muito mais rápida e efetiva. Outro motivo de ter muitas faixas é porque tudo que eu crio é com o propósito de lançar e mostrar para o mundo. Eu acho que a palavra seria, orgulhoso. Mas eu prefeito dizer que me sinto competente e seguro da qualidade do meu trabalho”, afirma.
A concentração do artista no estúdio reforça-se pelo fato da maioria desses lançamentos serem EPs completos, explorando a levada hipnótica que vem consolidando sua assinatura sonora. Por isso, seus sons já estão estampados em selos como Dreizehn Schallplatten, Gain Records, Reload Records, Stick Recordings e Eclipse Recordings. Raras são as ocasiões em que Rangel lança singles e, certamente, a dedicação precisa ser diária.
“Eu amo estar no estúdio e criar música. Fazer techno é mais por prazer do que pela grana. Eu fico até 12 horas em estúdio, mas também sofro com falta de tempo, pois tenho outras atividades em paralelo. Quando não tenho tempo, uso métodos mais rápidos para criar, como Ableton pela praticidade ou Logic pela qualidade do áudio e plugins, indo naqueles que já domino. Agora quando tenho tempo, busco explorar outras ferramentas e métodos de produção, assim, alimenta minha criatividade. Outra coisa que me ajuda muito é não se prender a preconceitos e estar sempre livre para quebrar limites, se permitir criar algo novo”.
“Minha formação eu vejo como importante, pois eu iniciei a produzir na da universidade, porém eu não vejo que formação como única coisa fundamental, eu acredito que é mais mentalidade. Pois eu recebo tantos “nãos” e tantas barreiras que eu enfrento, penso, que seria mais lógico parar. Porém o objetivo cada dia ser melhor me faz evoluir mais e mais. ”
A mais nova aventura musical de Rangel é o single “You Give Me”, lançado pela label britânica Oscuro com um forte apelo clubber; as batidas pujantes do seu estilo de Techno em 135 BPM entram com vocal slaps houseiros que tornam esta uma faixa potente para qualquer pista. O contexto de lançamento também é especial: Rangel Coelho está entre três expoentes estrangeiros na mini-coletânea “Fresh Slammers vol. 15” – o turco Furkan Ulusoy, o guatemalteco Wuillermo Tuff e o ucraniano Lunatique Sublime.
“Eu me relaciono com minha identidade sonora pela essência da house music pela escolha do vocal, a escola do sampling por recortar, montar e variar o vocal, a distorção e saturação nos elementos e também claridade dos elementos. Algo que uso são sons ácidos e nessa faixa possui linha de TB-303. Por fim, para fortalecer minha identidade Bass Moog distorcido que eu amo e coloco quase todas as faixas som Bass Moog e não parece, mas tem muitos elementos na faixa que trabalho porém eu escondo no background fazendo movimento para faixa ganhar vida.”
Conta Rangel, que tem outros singles e EPs vindo aí para crescer ainda mais seu escopo de lançamentos, com destaque para “God of the Universe”, que será lançado em 7 de setembro pela Reload Black, braço de sonoridades obscuras da Reload Records. O projeto de duas faixas está com preview disponível no Beatport.
Acompanhe o trabalho de Rangel Coelho no Instagram e no Soundcloud.