No último sábado, dia 13 de setembro, ocorreu um show case da Epicenter Artists, primeira agência nacional focada em talentos do progressive house, no River Club, um dos principais locais do país para se ouvir música de qualidade. A agência desembarcou em Montenegro com os dois destaques: André Moret e Tonaco.
O River é um dos clubes mais originais e bem trabalhados da cena sul-americana, com estilo sonoro próprio, um público fiel e uma entrega de primeira linha. Em frente ao famoso Rio Caí há um casarão antigo, adentrando você se depara com um lindo jardim, árvores e um gramado convidativo.

Com música então? Fica perfeito, essa é a proposta que já conta com 9 anos de existência, realizando por volta de 4 eventos anuais. Nomes como o lendário Danny Howells, Soundelixe, Ezequiel Arias, Mike Kriego, Facundo Mohr e Valdovinos já passaram por lá. A ênfase em nomes argentinos é evidente, eles se somam aos residentes locais e convidados, construindo um legado de causar inveja a muitas cidades grandes. Estar a uma hora de Porto Alegre, Novo Hamburgo e outras cidades maiores, ajuda no fluxo de público, que sem dúvidas é um dos mais bonitos do país.

Neste último evento, a curadoria assinada pela agência a convite do Samuel, apostou em 2 nomes emerges a centra internacional. André Morét é um dos produtores favoritos de Hernán Cattaneo, com dezenas e dezenas de suportes em suas faixas pelo mundo. André hoje lança por gravadoras como The Sound Garden do Nick Warren e Plattenbank de Guy Mantzur, e em breve estará na Balance, uma das maiores do mundo.

Tonaco, considerado um prodígio, com constantes suportes de Guy J, algo raro de se conseguir, além de ninguém menos que Sasha. Ele consegue agradar gigantes que tocam suas faixas por meses. Além de ter feito warm-up para Guy J no Warung e já ter tocado na Ásia, ele embarca para uma nova Tour pela Europa e Asia agora em outubro e novembro, passando por Holanda no ADE, Itália, Letônia, Irlanda, além de Sri Lanka, Japão e China!

Chegamos no River por volta das 17h, onde o som era comandando por Sarah Chilanti, um destaque na cena Gaúcha, e Fagner Vieira em um b2b muito bem feito. Receber o público e colocá-los para dançar não é tarefa simples, é preciso calma e o som mais tranquilo, isso faz total diferença no desenrolar do evento.
As 18h André assume a pista que estava ainda em formação, desde o início ele impôs um som dançante e levemente viajante, sempre empurrando o ritmo adiante e criando uma vibe linda no por do sol. Conforme a pista encheu e a noite caiu, as pessoas ficaram totalmente imersas em seu estilo sonoro.

Destaque total para ele tocar 70% do set de faixas autorais, quase um live mixado e compilado ao vivo. Destaque para a faixa ‘’Shine’’, dele em colaboração com a lenda D-nox, que vai sair na gravadora ‘’Sprout’’ em breve.
André conseguiu levar o público várias vezes e deixar todo em êxtase para Tonaco assumir as 21h. Ele começou de leve, sem zerar a pista, mas cadenciado, o seu som naturalmente tem muito groove e percussões dançantes, não necessitando de muitos picos para fazer a pista dançar fervorosamente.
Ele apesar de ter apenas 25 anos, Tonaco já demonstra muita segurança e autoridade tocando. As 3 horas do seu set passaram voando, o front da pista se manteve fiel e conectado. No final, grande destaque para um edit da clássica ‘’Scape’’ do Omid 16b (Driving to Heaven vocal), além de uma das faixas mais lindas da icónica discografia do Guy J, um remix para Smfm chamado ‘’Twisted’’. Que momento.

É a segunda vez que vou ao River Club, a outra foi em 2023 com ninguém menos que Danny Howells, um dos pioneiros da cena. O clube é feito por um idealizador que ama progressive house e todos os detalhes são pensados para maximizar a experiencia, desde as luzes até o fantástico Sound System. Porém, o que há de mais precioso lá são as pessoas envolvidas e claro o público.

Talvez você conhecerá pessoas que farão parte da sua vida em poucos minutos, a energia ao redor é sempre reluzente, acredite. Voltei com o sentimento renovado do porque estar envolvido com música a tantos anos.
Todos os vídeos do evento abaixo:
It’s all about groove