Passe o tempo que for, a discussão sobre a mistura do Funk com Música Eletrônica não vai deixar de existir, pelo menos não tão cedo. Mas a verdade é que algumas combinações desses dois estilos musicais parecem dar muito certo — como neste novo lançamento de Bruno Furlan, Funkatron, que chegou na última sexta (27).
O EP de duas faixas originais marca a estreia do produtor brasileiro por uma das labels de Lee Foss, a Repopulate Mars. Furlan já havia lançado em 2021 o EP “Shake It” na South Of Saturn, selo também gerenciado pelo americano, e até já remixou uma track de Lee Foss com A-Trak, “Free”, no início de 2023; este novo release mostra que a parceria entre eles vem ficando cada vez mais sólida. Agora, sentindo que havia liberdade criativa para explorar sonoridades mais “ousadas” — digamos assim — Bruno trouxe o funk brasileiro para dentro deste EP de forma bem direta.
Logo na faixa-título, “Funkatron”, o produtor não economiza na personalidade. A track já começa com uma batida de funk carioca crua, que logo se entrelaça com uma linha de baixo bem encorpada. O vocal sampleado, com cara de baile de rua, reforça a identidade brasileira da faixa, enquanto a bateria do Tech House segue girando sem descanso, criando uma dinâmica forte pra fazer a pista dançar sem nem pensar duas vezes.
Na sequência, “NSound” amplia ainda mais o espectro percussivo do EP. Aqui, congas e elementos tribais ganham destaque e constroem uma base mais selvagem sobre a qual Bruno aplica novamente sua clássica bassline pesada, agora acompanhada de vocais sugestivos e cheios de malícia. O resultado é uma faixa sensual e intensa na medida certa, daquelas que te fazem suar do início ao fim.
E a validação chegou rápida. O EP já vem recheado de suportes por nomes como Wade, Chris Lake, Nic Fanciulli, Groove Armada e A-Track, provando mais uma vez que seu som — repleto de identidade — tem facilmente um enorme alcance internacional, o que ajuda a reforçar sua posição como um dos artistas mais criativos e sólidos do Tech House brasileiro no circuito global. Se liga no resultado final:
It’s all about groove