Sennheiser é multada em 6 milhões de euros por manipulação de preços

Tags: , , , , , ,
Por em 15 de maio, 2025 - 15/05/2025

A tradicional marca alemã de áudio Sennheiser foi multada em 6 milhões de euros pelo governo federal da Alemanha por práticas de manipulação de preços. A multa inclui também sua controladora, a empresa suíça Sonova, que adquiriu a divisão de consumo da Sennheiser em março de 2022 por 200 milhões de euros. A decisão foi tomada pelo Bundeskartellamt, órgão federal de concorrência, após investigações que começaram em setembro de 2022.

De acordo com o Bundeskartellamt, a prática de fixação de preços teve início em 2015, quando a Sennheiser passou a coordenar um esforço conjunto com os comerciantes para manter os valores de seus produtos elevados no mercado consumidor. A investigação revelou que a empresa utilizava serviços de comparação de preços online e softwares personalizados para ajustar os valores dos fones de ouvido em parceria com os varejistas, elevando assim os preços finais para os consumidores. Além disso, foi identificado que funcionários das empresas usavam uma espécie de “linguagem codificada” para disfarçar os acordos.

Apesar da comprovação das práticas anticompetitivas, nenhum dos varejistas envolvidos foi multado. No entanto, três funcionários da Sennheiser foram implicados no esquema, embora suas identidades não tenham sido reveladas. O presidente do Bundeskartartellamt, Andreas Mundt, destacou que, embora ambas as empresas tenham colaborado com a investigação, a conduta da Sennheiser prejudicou a livre definição de preços de fones premium por um longo período. A aplicação da multa reforça a necessidade de medidas de compliance antitruste que vão além da teoria, exigindo práticas realmente eficazes para evitar abusos.

It’s all about groove

Tags: , , , , , ,