Poucos artistas têm uma trajetória tão importante e visceral dentro do universo da música eletrônica underground quanto Ellen Allien. Nascida e criada em Berlim, ela viveu de perto a revolução da cena Techno na cidade e se tornou um pilar fundamental desse movimento. DJ, produtora, headlabel e uma verdadeira artista visionária, Ellen construiu um legado que transcende a pista de dança, deixando sua marca tanto na curadoria musical quanto na fusão entre arte e som.
Com uma discografia robusta e uma identidade sonora incomum, Allien pavimentou seu caminho ao longo das últimas décadas, sempre mantendo a energia bruta e futurista do Techno como sua assinatura. Seu conhecimento enciclopédico sobre a música eletrônica e sua abordagem intuitiva para criar sets e produções fazem dela uma das artistas mais respeitadas da cena.
Em seu background, estão vários álbuns lançados e a idealização de duas gravadoras, BPitch (1999) e UFO Inc. (2018), este último criado para abrigar produções mais “cruas, ravey e pesadas”. Ela também comanda sua própria festa, We Are Not Alone, realizada em Berlim, mas seu impacto não se limita à música: Ellen também flerta com o mundo das artes visuais e da moda, tendo lançado sua própria linha de roupas e colaborado com exposições e instalações audiovisuais.
A boa notícia é que os fãs brasileiros terão a chance de vê-la ao vivo muito em breve: no dia 3 de março, durante o Carnaval, ela se apresentará no Surreal Park. O evento contará ainda com nomes de peso como o português Gusta-vo, o lendário duo de Detroit, Octave One, e o mestre do minimal romeno, Raresh, além dos nacionais Aninha, Botanic Soundsystem e Gartzzea. Antes, porém, nos aprofundamos em algumas curiosidades da carreira de Ellen Allien para você chegar na pista ciente da importância que ela possui na história do Techno.
Stadtkind, um álbum icônico
Lançado em 2001, Stadtkind foi seu primeiro álbum solo e fez uma homenagem à cidade de Berlim e à cultura que emergiu após a reunificação alemã. O título significa “criança da cidade” em alemão. Na época em que Allien produziu esse álbum, ela já estava ativa no mundo da música eletrônica há quase uma década. É um álbum mais conceitual e suas 11 faixas são um “hino” à Berlim, uma cidade de contrastes, passado, presente e futuro.
Uma sequência arrebatadora de álbuns
Desde Stadtkind (2001), Ellen manteve uma produção consistente, lançando diversos LPs um atrás do outro. Seu segundo álbum, Berlinette, chegou em 2003. Em 2005, lançou Thrills, seguido por Orchestra of Bubbles, uma colaboração com Apparat, em 2006. Durante o mesmo ano, Allien ainda lançou sua própria linha de roupas, “Ellen Allien Fashion”. Depois, continuou nos álbuns com Sool, em 2008, numa pegada mais minimalista, seguido por Dust, em 2010. LISm foi lançado em 2013 e Nost em 2017. Por fim, chegaram Alientrônico, em 2019, e AurAA, em 2020, seu mais recente.
BPitch Control: muito além de suas obras autorais
Além de ser a principal plataforma para Ellen Allien soltar suas próprias produções, a BPitch Control ajudou a impulsionar carreiras de grandes nomes do Techno e do eletrônico mundial, como Modeselektor, Paul Kalkbrenner e Apparat, o que ajudou o selo a se consolidar como um dos mais respeitados da cena. Outros nomes imponentes também já assinaram com a gravadora, incluindo Ben Klock, Regal e Sascha Funke.
Ps.: o hino “Sky And Sand”, de Paul Kalkbrenner, foi lançado por lá, em 2008.
Compilações, música e arte
De 2020 a 2022, por conta da pausa forçada da pandemia, Ellen organizou uma série de compilações chamadas We Are Not Alone, cuja ideia era transmitir o mesmo espírito das festas (que leva o mesmo nome) para o digital. Em 2023, a iniciativa se expandiu para seis volumes, acompanhados por um filme e uma instalação artística chamada AFTER DARK, em colaboração com o diretor e fotógrafo Stini Roehrs. A exposição foi apresentada no Hamburger Bahnhof, um dos principais museus de arte moderna de Berlim. O projeto foi inspirado nos longos meses dos clubs fechados devido ao COVID-19 e como a cultura acabou perdendo com isso.
Ficou curioso para ver Ellen Allien tocando depois disso tudo? Você pode garantir seu ingresso antecipado para a apresentação dela no Surreal Park através da Ingresse.