Em abril deste ano, já tínhamos escrito e apresentado aqui o Old Surfers, um projeto musical diferente de praticamente tudo o que você já ouviu, isso porque eles fazem uma mistura bastante peculiar e criativa entre Dance Music e Surf Music, unindo o melhor destes dois mundos. Tanto Alec Haiat quanto Manoel Vanni tem no surf uma fonte de inspiração, paixão que hoje é traduzida em forma de música e que está estampada tanto na estética sonora quanto nas formas de comunicar — como no caso dos nomes das tracks, que sempre carregam alguma referência do esporte.
O mais novo single, por exemplo, foi batizado de “Secret Spot”, um termo que, em tradução livre, significa “lugar secreto”; no mundo do surfe, representa um pico de ondas desconhecido pela maioria dos surfistas e que não é muito divulgado (nem mesmo entre eles) para que não tenha crowd, ou seja, para evitar que a onda seja disputada por outros surfistas. Mas no caso desta nova track, ela pode (e deve) ser compartilhada, principalmente se você tem aquele amigo(a) que também curte música eletrônica e adora surfar — ou que tenha um perfil mais “good vibes”.
“Secret Spot” segue uma ideia parecida dos trabalhos anteriores, combinando sonoridades vintages com synths ondulados e levemente psicodélicos, além de instrumentos presentes na surf music, como riffs de guitarras e um baixo bem presente.
Sobre as referências, tanto Haiat como Vanni trazem uma bagagem musical que mergulha em referências oriundas desde os anos 60; ambos viram de perto a evolução dos instrumentos eletrônicos e dos movimentos nas últimas cinco décadas. “São muitos os artistas que nos influenciaram e nos inspiraram a seguir o caminho da música e da carreira artística”. Eles mencionam, entre seus grandes heróis, alguns nomes que resumem esse encontro de épocas e estilos: “Giorgio Moroder, Jean Michel Jarre, Alan Parsons, Steve Miller, Rick Wakeman, Emerson, Lake & Palmer”, artistas que foram disruptivos, ousados, e ajudaram a redefinir muitas formas de ouvir e produzir música, o que de certa forma adiciona o toque psicodélico e experimental nos trabalhos do Old Surfers.
A bagagem eclética do duo ainda é alimentada por experiências e momentos de vida. Do icônico álbum The Dark Side Of The Moon, do Pink Floyd, passando pelo surgimento do Detroit Techno, por viagens pelo Hawaii e experiências com psilocibina, cada um desses tópicos servem de inspiração para as novas produções do projeto, o que torna essa mistura entre surf music e música eletrônica tão autêntica e singular.
Portanto, se você se identificou com esse DNA, acompanhe as próximas novidades do Old Surfers através do Instagram.