Como o CONNECT se transformou em um dos principais canais brasileiros de música eletrônica no Soundcloud?

Por em 11 de julho, 2024 - 11/07/2024

Idealizado em 2015, o CONNECT surgiu com o objetivo de compartilhar conhecimento por meio da música, buscando conectar o público brasileiro à cena global da música eletrônica através do Youtube e do Soundcloud, plataforma que até hoje é uma excelente porta de entrada para novos artistas independentes. 

Ao longo dos anos, a marca que começou como um canal do Youtube realizando gravações intimistas no melhor estilo ‘Boiler Room’ e posteriormente migrou para podcasts, premieres e free downloads no Soundcloud e playlists no Spotify, conseguiu se manter forte, independente e construiu uma comunidade criativa não só de fãs, mas de DJs e produtores musicais que puderam compartilhar seus mixes, playlists e produções autorais em um canal com ótima reputação na cena.

Com uma equipe inteiramente dedicada a fazer a melhor curadoria possível, hoje o CONNECT entrega conteúdos dos mais diversos gêneros diariamente, o que rendeu mais de 40 mil seguidores no Soundcloud de países como Alemanha, Estados Unidos, França, Brasil e Rússia, além de mais de 10 milhões de plays nos conteúdos já publicados na plataforma.

Um print da “home” do Soundcloud da Connect

Perante a outras ideias e iniciativas também existentes no Soundcloud, o diferencial do canal CONNECT é justamente a sua curadoria de ponta e a diversidade das vertentes exploradas, já que a marca ganhou notoriedade por conta de suas diferentes séries de mixes para divulgar estilos específicos de música eletrônica. O primeiro deles, fundado na criação do canal, Podcast Connect é o mais abrangente de todos, um espaço dedicado a apresentar artistas que têm se destacado na cena brasileira e movimentado suas respectivas cenas locais, sem restrições de gênero. Já o Newcomer é o espaço perfeito para artistas que estão nos estágios iniciais  da carreira, gerando uma exposição que muitas vezes não conseguiriam em outro lugar.

Há ainda três séries voltadas a uma abordagem sonora mais específica: Disorder, que apresenta uma ampla gama de artistas que exploram as profundezas da música eletrônica, abraçando estilos mais “undergrounds”, como Techno, Electro, Dark Wave, IDM e Trance, por exemplo; Chicago Calling, este voltado totalmente à verdadeira essência da House Music e suas sub-vertentes, do Deep ao Tech, do Ítalo ao Balearic, do UK Garage ao Minimal, e por aí vai; e Melodic Therapy, onde a melodia é o centro da atenção, navegando por estilos que passam pelo Afro House, Downtempo, Indie Dance, Melodic Techno, Organic e Progressive House, essencialmente.

Mas depois de nove anos de atuação, o CONNECT sentiu que era hora de dar um novo passo, começando justamente por sua série de maior expressão, Melodic Therapy, que até aqui já apresentou mais de 180 artistas e acumulou 1,5M de plays. Agora, além de seguir com a divulgação de mixes exclusivos e premieres musicais através do Soundcloud, a Melodic Therapy tem sua própria gravadora, ampliando a visibilidade dos sons melódicos de artistas de todo o mundo e proporcionando novas oportunidades de crescimento tanto para talentos emergentes como para os já consolidados.

O release de estreia, We Are The Wolves, chega nesta sexta-feira (12) assinado pelo americano Tamir Regev, que entrega neste EP um encontro entre linhas melódicas, progressivas e orgânicas, conduzindo o ouvinte a uma viagem profunda e carregada de detalhes intensamente envolventes. O produtor já deixou seu trabalho em outros selos de respeito como All Day I Dream, Insomniac e Do Not Sit On The Furniture, além de ter no currículo collabs com Guy Mantzur, Avi Snow e Shai T; portanto, esteja pronto para ser recebido com paisagens sonoras etéreas e atmosferas melódicas que tornam a experiência auditiva emocionante.

Aproveite e siga CONNECT e Melodic Therapy no Instagram para acompanhar as próximas novidades.

It’s all about groove