Não precisa ser um grande apreciador de uísque para saber que a Escócia é um dos países mais tradicionais (se não o mais tradicional) quando se trata dessa bebida. Com diferentes características, os uísques escoceses single malt são produzidos em regiões diferentes do país, como Speyside, Islay, Highlands e Lowlands, nomes que também batizaram as quatro faixas do novo trabalho de Jochem Hamerling pela Adesso Music, o EP The Water Of Life.
Contextualizando…
Falando de forma bem breve, Highlands é a maior região entre todas e, por conta disso, há uma enorme variedade de maltes. Speyside está no coração das Highlands e é onde estão mais da metade das destilarias da Escócia, assim como as três maiores – Glenlivet, Glenfiddich e The Macallan. Em Islay, uma ilha situada na costa oeste do país, se encontram oito destilarias, enquanto em Lowlands, as terras baixas, tendem a produzir uísques em que a maciez do malte em si é mais evidente, não afetado pela turfa da Highland ou pelo sal costeiro e algas marinhas de Islay.
E o convite de Jochem Hamerling é justamente para apreciar cada uma das quatro faixas de maneira única e separadamente, já que elas também possuem características distintas. “Speyside”, por exemplo, é mais próxima do Deep House e cria quase que um efeito calmante para o cérebro. Já “Islay” possui kicks mais pesados e graves profundos, um pouco mais pista. “Highlands” se destaca pelo uso majestoso dos sintetizadores, enquanto “Lowlands” tem uma bateria robusta acompanhada de vocais espanhóis que trazem mais calor à produção.
As faixas devem agradar tanto os paladares mais sofisticados como os mais simples. Aprecie:
It’s all about groove