Conheça o estilo “street groove maker” de CALVES

Tags: , , , , , , , ,
Por em 15 de maio, 2024 - 15/05/2024

Dentro da esfera da música eletrônica, o Tech House é a vertente mais popular e, consequentemente, a mais vendida do Beatport. O desafio para quem aposta em seguir carreira nesse estilo, então, é ainda maior. Portanto, a pergunta que fica é: o que fazer para se destacar entre tantos produtores competindo pelo mesmo espaço, produzindo sons tão parecidos? A resposta está justamente na diferenciação

Mais do que ser autêntico, é fundamental buscar algo que represente sua persona artística da melhor forma possível, e é exatamente isso o que o DJ e produtor brasileiro CALVES está fazendo. Isso porque apesar de ser um nome relativamente novo no cenário, ele já encontrou um posicionamento que define muito bem quem ele é e qual a identidade encontrada no seu som: CALVES é um “street groove maker”. Assim, fica claro de entender que a música que ele cria tem muita influência de conceitos urbanos em geral, tanto na produção quanto nas suas referências e influências. O som “original de rua” sempre estará presente.

Vale destacar, porém, que isso não é algo engessado, muito pelo contrário. CALVES busca sempre pela criatividade, pela quebra de paradigmas e por ir na contramão do hype. “Procuro timbres e ideias nos mais diferentes gêneros para incorporar nas minhas obras. Um dia posso usar um boom bap underground dos anos 90 de NY, no outro um riff de guitarra estilo Limp Bizkit. Nas produções, sempre trabalho em torno do groove de diferentes estilos musicais mesclados com a música eletrônica: soul, funk, jazz, rap, nu metal, etc”, detalha sobre seus processo criativo. 

Essas características são perceptíveis nos seus últimos lançamentos, incluindo alguns trabalhos bem relevantes para um artista que começou a produzir “pra valer” apenas em 2022. “Dei meus primeiros passos na produção musical em 2014, mas sempre foi apenas um hobby. Só quando lancei meu primeiro EP, em 2022, foi quando comecei a levar a coisa mais a sério e a me profissionalizar, estudando mais a fundo”, conta. 

Foi então que no final de 2023 ele teve a primeira grande surpresa da carreira. Em dezembro, foi anunciado como o vencedor do remix contest promovido pela DIRTYBIRD, ficando no 1º lugar entre os três vencedores selecionados. Ao lado de Nytron, com quem vem construindo uma parceria sólida desde o início de sua trajetória, eles remixaram a faixa “Brazil” do duo Malik Mustache, e conseguiram o feito inesperado. “Nem nos meus melhores sonhos eu imaginava isso”, compartilhou em seu Instagram.

Este, porém, era apenas um sinal do que estaria por vir pela frente. Isso porque nos últimos meses ele já alcançou suportes de Idris Elba, Sharam Jey e Loulou Players, e lançou por selos como LouLou Records e Smiley Tiger (sublabel da Bunny Tiger), nesta última, colocou seu EP Bad B no Top #6 Releases de Tech House do Beatport. Em seguida, tiveram outros trabalhos por HOTOVEN, Drop N Dirty e, mais recentemente, a estreia na Delicious Rebels com o single “It’s About To Get”, novamente em collab com Nytron. 

Mantendo um ritmo forte de lançamentos, na última segunda (13) ele compartilhou mais uma faixa, “I Tell U”, pela gravadora Trash Society, que já assinou releases de nomes como Bruno Furlan e Nightfunk. Para esta faixa, o artista aposta em beats e basslines marcantes, que crescem progressivamente, enquanto a melodia cria corpo com novos elementos. 

E não para por aí, nesta sexta-feira (17), o artista já apresenta mais um single, desta vez, ao lado de Nytron, retornando para a Drop N Dirty, gravadora comandada pelo próprio Nytron. Em “Rock This Place”, é possível notar uma linha de baixo mais suja e rasgada, adicionando uma aura quase “gangster” à música. Ambas as produções são faixas pra frente, com elementos vibrantes que desafiam a quietude e que mostram como a produção de CALVES não tem barreiras.

Se você curtiu o som, dê o play, adicione na sua playlist favorita e continue acompanhando CALVES através do Instagram.

It’s all about groove

Tags: , , , , , , , ,