Por em 29 de abril, 2024 - 29/04/2024

Quem nunca se arrepiou ao ouvir Solitary Daze” em uma pista, que atire a primeira pedra! Aliás, essa é apenas uma das dezenas de clássicos que Maceo Plex presenteou o cenário mundial na última década, e que reverberam até hoje pelas pistas do mundo inteiro. O talento virtuoso de Eric Estornel — o nome por trás de Maceo Plex — cruza as linhas do óbvio construindo a própria tendência, que por sinal, influenciou uma geração de artistas e vertentes musicais.

Nascido no Texas, filho de cubanos e hoje baseado em Barcelona, Eric Estornel é um músico verdadeiramente plural. Maceo Plex é apenas um dos projetos do artista — que também dá vida a tantos outros como Mariel Ito e Maetrik, que vieram anos antes —  que nasce a partir de 2009 bebendo das influências do Deep House de Chicago e Detroit, somado a um toque mais “quente” que muitos ousam chamar de “Sexy House”.

O EP de estreia de Maceo Plex veio em 2010 via Crosstown Rebels, refletindo a personalidade musical que estava por trás do projeto. “Vibe Your Love de cara já se tornou um hit ao apresentar um toque suave, sensual, com influência do Deep e um corte de vocal de uma versão de Stevie Wonder que ficou marcado em pistas de todo o mundo, provando que os trabalhos de Maceo Plex certamente seriam um divisor de águas para o cenário da Dance Music nos anos a seguir.

Em 2011, o full-lenght Life Index apresentava as paletas sonoras do artista pinçadas a partir das nuances da House Music, conectando um toque ligeiramente dramático que viria a ser desenvolvido em seus lançamentos seguintes. A habilidade em desenvolver misturas complexas e ao mesmo acessíveis aos ouvidos de quem até mesmo não fosse um adepto ferrenho de Dance Music, se tornou uma receita de sucesso de Plex. Foi através de sua própria gravadora, lançada em 2011, Ellum Audio, que o artista teve ainda mais liberdade em transformar suas referências musicais em uma assinatura totalmente única, trazendo uma nova leitura acerca do Deep House.

Para além da suavidade do Deep, Maceo Plex também trouxe a influência do Techno que já era desenvolvida através do projeto paralelo Maetrik, porém de uma forma mais fluida, groovada, melódica e profunda. A série Conjure, com destaque paraConjure Infinity” e “Conjure Superstar” — que sobressaíram respectivamente pela Drumcode e Kompakt — expandiu os horizontes do artista para um cenário que estava prestes a explodir: o Techno Melódico. A nuance passou a ser desenvolvida em boa parte pelo catálogo da própria Ellum, sendo coroada com um dos maiores clássicos da carreira de Maceo Plex, como também do gênero: “Solitary Daze”.

Neste mesmo período, em 2014, Maceo Plex também protagonizou um dos episódios do Boiler Room mais emblemáticos da história do canal. Gravado em Berlim, o set de 90 minutos reúne os grandes hits do artista através de uma dinâmica implacável, resultando em um dos episódios do Boiler Room mais vistos pelo público — hoje com mais de 15 milhões de visualizações — ficando atrás apenas de Carl Cox, Solomun, Fred Again e Kaytranada, o que naturalmente o impulsionou ainda mais na indústria. 

A ascensão meteórica de seus lançamentos, assim como a projeção da Ellum Audio como um catálogo inovador, contribuiu para que Maceo Plex ocupasse o hall de players mais disputados do cenário eletrônico mundial, abrindo os caminhos para underground nos mega clubs de Ibiza e dando estofo à nova era do Deep House e do Techno/House Melódico que se tornou tendência em clubes e festivais ao redor do mundo.  

Em 2023, Maceo Plex lançou seu último álbum, ’93’, uma homenagem ao extenso envolvimento de três décadas de Plex com a música eletrônica, desde sua adolescência, por volta de 1993. Este projeto marcou uma virada em sua sonoridade, combinando habilmente diversos gêneros como house, techno, garage, breaks e hip-hop. Lançado pela Lone Romantic, o álbum de 15 faixas apresenta colaborações notáveis, incluindo “Get Out Of Here”, com o renomado vocalista do Jane’s Addiction e fundador do Lollapalooza, Perry Farrell

No Brasil, Maceo Plex tem sua legião de fãs que o acompanham desde a ascensão de seus primeiros lançamentos. Com vindas marcantes para as pistas do país, desde os fervorosos palcos do Warung Beach Club, à presença frequente em festivais como Time Warp, o artista é reconhecido por levar o público ao delírio. Nos próximos dias, ele estará de volta ao Brasil marcando presença em dois festivais de uma só vez: Warung Day Festival e Time Warp Brasil, no dia 04 de maio. 

It’s all about groove

Tags: , , , , , , , , , , , ,