Após suporte de Enrico Sangiuliano, Melgazzo está pronto para voar ainda mais alto em 2024

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Por em 20 de fevereiro, 2024 - 20/02/2024

Ele finalizou o ano recebendo um suporte gigante de ninguém menos que Enrico Sangiuliano, uma das principais figuras do Techno mundial atualmente, e ainda se apresentou no renomado Universo Paralello pela terceira vez com uma grande pista à sua frente.

Se 2023 foi um dos melhores anos da vida de Melgazzo, este promete ainda mais. Isso porque logo no início de 2024 ele estacionou sua label Kaligo Records no pistão do D-Edge em um showcase que lotou a casa paulistana, mas esse é apenas o começo de muitos planos e projetos que o artista tem para compartilhar nos próximos meses.

Na parte de lançamentos, o start oficial rolou no último dia 15 de fevereiro através do single “This Is”, assinado pela Replicate Records como parte do VA SEGINUS; a gravadora é a sublabel da Reload Records, do famoso duo The Yellowheads e precede um EP autoral que chegará em breve na Replicate. 

Assunto não faltou durante o bate-papo que tivemos com ele e você pode conferir tudo abaixo nesta entrevista exclusiva: 

Melgazzo, obrigado por nos receber. Parabéns pelo incrível ano de 2023 e pelas conquistas que você tem alcançado nos últimos meses. Sua mudança para Portugal tem um peso nisso? Você conseguiu focar mais na sua carreira em um outro país?

Melgazzo: De fato a minha mudança para Portugal foi uma decisão muito desafiadora. Afinal, sair da zona de conforto não é todo mundo que tem coragem de fazer. Porém, acredito que as oportunidades não vem por acaso, elas são criadas através das nossas escolhas. 2023 foi um ano muito bom em minha carreira, mas pelo fato de ter saído do Brasil e teoricamente “começado do zero” aqui em Portugal, a tendência foi que as coisas desacelerassem um pouco, para poderem novamente engrenar. No ano passado, aproveitei para fazer novos contatos e estreitar laços de networkings que já haviam sido feitos, e com isso construir e consolidar meu nome no velho continente. De fato eu estou muito mais focado em minha carreira, desde que me mudei para cá, e o maior motivo dessa mudança foi exatamente para isso. Conheci muita gente por aqui, fiz novas amizades, e me sinto preparado para traçar um longo caminho pela frente.

Qual foi o motivo principal dessa mudança e por quê você escolheu Lisboa? O que viu de mais promissor na capital portuguesa? 

Melgazzo: O principal motivo da minha mudança foi estar mais perto do mercado europeu, já que o Techno no Brasil ainda é pequeno. Está em crescimento, mas ainda é pequeno. Sinto que as coisas chegam atrasadas aí. Desde que morei em Amsterdam, em 2017, o meu desejo foi terminar a faculdade e voltar para a Europa. Porém, com a pandemia, os meus planos atrasaram um pouco, então consegui finalmente vir em 2023.

Escolhi Lisboa primeiramente por causa do clima e do custo de vida, pois para mim o frio pesa bastante, então prefiro morar numa cidade um pouco mais quente. Estamos agora no inverno e tem dias que faz 20 graus, isso é bem quente para a Europa. Além disso, tenho descendência portuguesa, o que me ajuda bastante aqui para diversas coisas do dia a dia. E por fim, o que foi na verdade uma ótima surpresa, descobri que tem diversos artistas morando e se mudando para cá, o que está fomentando bastante a vida noturna da cidade. Não existe um final de semana aqui que não tenha pelo menos uma atração grande na cidade. Isso é muito bacana, é algo que eu jamais teria morando onde morava no Brasil.

Finalizar o ano recebendo o suporte do Enrico Sangiuliano foi um presente e tanto, não foi? Esse foi o principal suporte que você já recebeu na carreira? Quem mais você sonha em ver tocando suas músicas? 

Melgazzo: Sem dúvidas foi um grande presente esse suporte do Enrico. Foi graças a ele que eu comecei a gostar de Techno, lá em 2017. Nunca me esqueço quando ouvi sua música, Astral Projection, pela primeira vez, na Tomorrowland. Aquele momento foi uma virada de chave para mim. O Enrico é o meu produtor musical favorito do mundo, e saber que ele não apenas gostou e tocou minha track, mas também me mandou um email dando um feedback elogiando e me encorajando a fazer mais sons como este, foi algo que ficará para sempre marcado na minha carreira.

Existem muitos DJs que eu sonho em ver tocando minhas tracks, mas acredito que o cara que talvez me deixaria mais feliz me dando um suporte, seria o Adam Beyer, pois me espelho nele em bastante coisa no mundo do business da música eletrônica.

No momento atual o seu foco principal parece estar mesmo na produção musical, ao invés da sua frente como DJ ou até mesmo com a Kaligo… como você tem equilibrado essas três frentes? 

Melgazzo: É um desafio gigantesco equilibrar essas três frentes, pois todas me tomam bastante tempo. Na verdade, o meu foco principal no momento é agora na minha frente de DJ. Tenho planejado bastante coisa para os próximos meses. Eu não sou muito um cara de ficar horas e horas dentro do estúdio, minha maior paixão mesmo é tocar. Porém, quando sento para fazer novas músicas e a inspiração vem, eu aproveito ao máximo para tentar fazer uma série de tracks, para depois focar em apenas enviá-las para os DJs e gravadoras, e focar novamente na minha frente de DJ. Sobre a Kaligo, uma forma que vi de diminuir um pouco o trabalho na gravadora e também dar mais foco para cada lançamento, foi reduzir a frequência de releases para apenas 1 por mês. Assim, consigo concentrar melhor o investimento, tempo e foco em cada EP, fazendo um melhor trabalho como um todo.

Agora falando sobre seu recente lançamento, ‘This Is’, achamos que é uma faixa que se destaca principalmente pela linha ácida da 303. Como você chegou nesse resultado?

Melgazzo: A faixa ‘This Is’ foi feita já há algum tempo, mas ainda não havia mandado para nenhuma gravadora, por ser uma faixa única e exclusiva de Acid, que decidi fazer. Porém, com o aumento dos fãs e ouvintes dessa cultura mais ácida, decidi dar um toque final na música e lançá-la em um VA, por ser uma faixa diferente do que venho produzindo atualmente. Ela possui duas linhas diferentes de Acid, uma mais quebrada, com uma pergunta e uma resposta, e outra continua, como um arpejo. Ao construir o arranjo da música, decidi fazer um formato em que as duas se entrelaçam no break, logo ali no buildup para o drop, onde a linha mais continua toma a frente e se torna a protagonista. Depois, após os pratos da bateria voltarem e o flow da música seguir, a linha que veio construindo a música volta, e toma a frente novamente. Com essa mistura, a ideia foi fazer com que o ouvinte pudesse experienciar diferentes sensações, por causa das duas timbragens e melodias diferentes. Gostei bastante do resultado e tenho certeza que vocês também gostarão.

Ficamos sabendo também que apesar deste single marcar sua estreia na Replicate Records, já há um EP confirmado para abril no mesmo selo… mais alguma outra novidade que você pode nos adiantar? Obrigado e sucesso!

Melgazzo: Exatamente, tenho um EP marcado para Abril, junto com o Hasegawa, produtor da minha cidade no Brasil, Uberlândia. O EP com o Hasegawa começou à distância, quando decidimos unir forças para fazer uma track juntos. As coisas fluíram muito bem e em uma das minhas idas ao Brasil, no ano passado, terminamos as faixas juntos, no estúdio, fazendo algumas “loucuras” com sound design, que resultaram em timbres únicos. Foi bem divertido fazer esse EP, o Hasegawa é um produtor extremamente talentoso, e provavelmente somos os únicos produtores de Peak Time Techno da nossa cidade. A data oficial do release está marcada para 15/04, então fiquem ligados que este EP promete bastante. Já venho testando as duas tracks em algumas gigs, e o resultado na pista tem sido muito bom.

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