Warung 001 | 15 anos de um álbum que marcou uma geração e redefiniu as bases do progressive house.

Tags: , , , , , , , ,
Por em 22 de novembro, 2023 - 22/11/2023

Existem milhares de álbuns lançados na história da dance music, em sua grande maioria, apenas compõem notas na discografia de seus criadores. Já outros, e certamente não muitos, acabaram se tornando peça chave sobre a percepção musical de toda uma geração de clubbers, além de marcar uma nova direção para produtores do estilo proposto. 

Uma destas centrais, completou 15 anos de lançamento no último dia 3 de novembro. Intitulado Warung Brazil 001, o álbum foi produzido pelo lendário duo holandês 16 Bit Lolitas. Talvez hoje você leitor não os conheça, porém, entre os anos 2000 e 2012, eles foram responsáveis por ajudar a ‘’colocar para frente’’ a história do progressive house mundial. 

Enquanto a maioria dos produtores da época combinava esse estilo com o trance ou o techno, 16 bit olharam em outra direção, colocando os bpms para baixo enquanto criavam sons melódicos e emocionais com linhas de deep house, dançantes e mais leves. Com certeza muito do boom que vimos após 2010 com o deep house indo quase ao mainstream tem um pouco de origem nesse trabalho. 

Outro legado é toda uma nova geração de produtores que abraçaram esse estilo e estão até hoje o mantendo em alta, a exemplo da geração de Israelenses de um lado, e da turma da All Day I Dream do outro, além de claro, a Anjunadeep colocando hoje artistas no topo do mundo, fazendo exatamente esse tipo de som que 16 bit produziu a convite do Warung Beach Club em 2008. Ouça CD 01:

Aaron e Peter vinham se apresentando no Warung Beach Club regularmente naquela época, e como tantos outros artistas globais, eram apaixonados pelo local e seu amanhecer. A inspiração foi tanta, que a convite do clube, eles foram para o estúdio e acabaram criando algo que ficou conhecido como a representação mais fiel já feita da ‘’mágica do templo’’, através de ondas sonoras. Ouça Cd 02:

Vale destacar ainda a sua linda capa, com uma foto de cima do palco pegando o mar de pessoal com a luz do sol ao fundo e a bandeira do Brasil dando um toque especial. O descritivo fica por conta de um encarte estilo boarding pass, com detalhes que viram até a parte de trás com a tracklist. Outro ponto importante é o dragão, sendo colocado magicamente em meio a esse universo. Certamente uma das capas de álbum mais bonitas e marcantes já feitas. Vídeo raro de 16 Bit tocando a faixa ‘’ The Heartbreak Files’’ em dezembro de 2008, na festa de lançamento do álbum. 

Vamos aos detalhes

O álbum é dividido entre compilação com produtores selecionados no CD 1; como se fosse um set tocado no clube, e faixas autorais no CD 2; através de uma sequência especial de músicas que até hoje são lembradas pelos fãs de progressive house. Praticamente todas as faixas do CD 2 viraram o que chamamos de ‘‘clássicos’’, sendo reconhecidas amplamente e com a marca registrada do genial duo de Amsterdã. Porém, é no CD 1 que está aquela que se virou um verdadeiro hino, sendo citada na revista Warung em 2011 como uma das 10 faixas mais marcantes na história do clube até então – ‘’Nobody Seems to Care’’, uma produção original onde uma vez que você ouve, ficará marcada para sempre em sua memória. 

No famoso portal Discocogs é possível encontrar os detalhes do álbum e também alguns comentários antigos muito interessantes. Eu selecionei dois que podem servir como um review mais profundo, confira abaixo: 

Conta: ‘’samsamcardiff ‘’ – 22 de dezembro de 2017

‘’Impressionante, hipnótico e vibrante, além de ser muito diversificado. Algumas coisas adoráveis de graves profundos acontecendo, nada muito chocante. Posso fechar os olhos e realmente me perder nisso, é ótimo. Aumente o volume totalmente.’’

Conta: ‘’Shrdlu’’ – 26 de setembro de 2011

‘’Este é facilmente um dos melhores sets de house que eu já ouvi. É tão divertido que coloquei dezenas de vezes. 16 Bit Lolitas produziu uma enorme coleção de faixas de prog house da primeira linha nos últimos anos, e elas são as melhores possíveis.’’

Conta: ‘’Astronica’’ – 15 de janeiro de 2010

‘’Esta é uma audição essencial para qualquer fã de prog house.

O disco 1 representa uma jornada ao mundo do prog house mais discreta e está repleto de faixas com ritmo fácil que poderiam ser colocadas em qualquer horário em um set desse tipo de música. Os destaques pessoais são ‘Nobody Seems To Care’ de Peter e Ariaan, uma faixa assustadora e assombrada com seus vocais fantasmagóricos de Jennifer Horne, as faixas aveludadas de sintetizador e grooves relaxantes em ‘Dream Machine’ de Spirit Catcher & Compuponic e os vocais flutuantes de ‘Bar Distante’ de Astrid Suryanto. Ao pular faixas deste CD você tende a arruinar o fluxo fácil que ele possui, por isso vale muito a pena ouvi-lo em sequência.

O disco dois é o destaque indiscutível e o ponto de venda desta compilação. A partir do momento em que as exuberantes camadas de sintetizadores na abertura ‘Sunrise At Warung’ entram em ação, você sabe que terá uma surpresa.  Embora a faixa de abertura procure capturar a essência do nascer do sol no popular Beach Club brasileiro, você poderia facilmente imaginar-se em um manto de areia dourada em qualquer lugar do mundo com esta faixa em seu fone de ouvido. Os grooves propositais e estrondosos e as ondas sonoras misteriosas de ‘Karmageddon’ dão início à mixagem, com outros destaques incluindo as atmosferas turbulentas de ‘More Horizon’, as melodias melancólicas de ‘The Heartbreak Files’, a sombria e destrutiva ‘Murder Weapon’, e as batidas fortes, o baixo denso e os ganchos melódicos cativantes inspirados nos anos 80 de ‘Ceres’. A cereja do bolo é que este CD também é mixado, e assim leva você em uma jornada desde os drifters casuais no início até os groovers mais pesados no final.’’


Ficou interessado? Ainda é possível encontrar alguns CDs à venda no mercado livre (aqui). São uma raridade. O trabalho foi lançado pela gigante Hope Recordings, que tem como assessor ninguém menos que Nick Warren, o que deu uma grande amplitude ao trabalho, levando o nome do Warung para todo o mundo não apenas pelos relatos dos DJs que tocavam, mas também então através de música feita para o clube.

Tags: , , , , , , , ,