7 gravadoras que estão fazendo um grande trabalho no Melodic Techno

Tags: , , , , , , , , , ,
Por em 17 de novembro, 2023 - 17/11/2023

Nos últimos anos, uma nova visão do techno e do house tradicional ganhou destaque na cena e não parou de atrair novas pessoas para este “novo universo”. O Melodic Techno se tornou o estilo sonoro favorito de muita gente, isso porque o poder de conexão que essa vertente consegue criar entre música e ouvinte é impressionante, tudo graças à manipulação das melodias. Com paisagens sonoras exuberantes, uma enorme profundidade emocional, sons e texturas atmosféricas, o Melodic Techno consegue evocar sentimentos de nostalgia, saudade e introspecção como nenhum outro estilo.

Porém, em uma análise um pouco mais profunda, tem-se notado uma leve saturação das músicas produzidas, afinal, com cada vez mais produtores apostando nesse estilo, as características têm ficado mais repetitivas e algumas músicas até um pouco “enjoativas” de escutar, já que o espaço para criar sons originais tem ficado cada vez menor, cabendo aos artistas se desafiarem nas ideias em busca da diferenciação.

Apesar disso, não dá pra negar que muitas labels têm feito um trabalho significativo e assumiram uma posição de destaque tornando o que o Melodic Techno é hoje. Nós resolvemos listar algumas delas abaixo para que você se mantenha atualizado e acompanhe a direção que o estilo está tomando:

Afterlife

Referência máxima quando falamos em Melodic Techno, a Afterlife vem ditando a tendência do estilo há alguns anos. Quando a label surgiu através das mentes de Carmine Conte e Matteo Milleri, do Tale Of Us, em 2016, o Melodic Techno realmente ganhou força e as coisas tomaram uma proporção gigantesca. Os eventos injetaram ainda mais energia e ajudaram a solidificar o estilo ao redor do mundo, conectando e atraindo uma base de fãs extremamente fiel.

Aria, single de Argy e Omnya, é o release mais recente da gravadora:

Rose Avenue

O que esperar de uma label criada por RÜFÜS DU SOL? A Rose Avenue surgiu em 2018 e leva esse nome em homenagem a rua onde Tyrone Lindqvist, Jon George e James Hunt moraram por um tempo e onde recebiam outros amigos e artistas. Foi lá, inclusive, que gravaram o álbum Solace, lançado na label em outubro daquele ano.

Apesar da gravadora não focar somente em Melodic Techno, sem dúvidas seus principais sucessos pertencem a essa vertente, incluindo a recente “Miracle”, de WhoMadeWho e Adriatique, a qual RDS também remixou. Porém, “My City’s On Fire” (Anyma & Cassian Remix) é a track mais vendida da label no momento.

Upperground

Em um período de vida relativamente curto, a Upperground já tem um reconhecimento enorme na cena e isso se deve aos seus criadores: o duo ARTBAT. Os primeiros trabalhos já bombaram na indústria devido à intensidade das faixas e os artistas que vieram em seguida, como Dino Lenny, Stephan Jolk, Shall Ocin e até David Guetta, apenas reforçaram ainda mais a potência que seria a Upperground, que assim como a Afterlife, também realiza showcases nos principais spots de música eletrônica do globo.

“Horizon”, do ARTBAT, foi apenas a segunda faixa lançada no catálogo e ainda continua sendo uma das mais vendidas da label até o momento.

Siamese

Resultado de anos e experiências que se fundem através de Adrian Schweizer e Adrian Shala — que apesar de carregarem o mesmo nome não são irmãos — o duo Adriatique fundou a Siamese em 2016, label por onde lançaram sua música mais icônica da carreira, “Home”. Recentemente, a gravadora soltou o VA Siamese Anthology VI, com 12 faixas, onde recebeu artistas recorrentes e novos nomes ao catálogo, demonstrando muito bem a direção sonora da label:

Embassy One

Quem não lembra do remix de ARTBAT para “Return to Oz” de Monolink? Pois é, foi pela Embassy One que esse hit foi lançado, hoje alcançando quase 100 milhões de plays apenas no Spotify. A label, porém, é muito mais antiga que a faixa e foi idealizada em 2001, em Berlim, inicialmente operando através do nome Ministry of Sound Germany GmbH, até ser comprada em 2008. Além de Monolink e ARTBAT, outros nomes de peso como Moby, Röyksopp e WhoMadeWho estão presentes no catálogo.

A faixa mais recente é “Let Me Out”, de Einmusik com Diana Miro.

Oddity Records

Focada 100% no Melodic Techno desde sua criação, em 2017, a Oddity é fruto do projeto Fur Coat e serviu para que o artista pudesse se expressar e ter controle sobre o conceito de arte que queria colocar em cada lançamento. A label foi destaque na coluna Label Of The Month do Beatport, em 2022, e ajudou muitos outros artistas a crescerem, como Moonwalk, EarthLife e Lossless. Recentemente, quem ganhou espaço no selo foi o brasileiro Bigfett com o seu EP Therapy.

Hiato Music

É claro que o Brasil não poderia ficar de fora dessa lista e nada mais justo do que ter a Hiato Music presente, afinal, a gravadora vem apresentando um trabalho sólido desde sua idealização, no final de 2020, com uma curadoria de ponta feita por BLANCAh e Binaryh, dois dos maiores nomes do Melodic Techno nacional. Até o momento, já foram pouco mais de 20 releases com espaço sempre para receber e jogar luz no trabalho de novos nomes que surgem com imenso potencial na nossa cena, a exemplo de Dare U e URANNA, que apresentaram o EP mais recente, Eclipse.

Tags: , , , , , , , , , ,