10 grandes faixas de Melodic Techno lançadas por artistas brasileiros em 2023

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,
Por em 29 de novembro, 2023 - 29/11/2023

Por Carol Carlos

Houve um tempo em que alguém concebeu o Techno de forma ainda mais profunda, não mais enraizado na agressividade ou na força que o estilo emana. Desta vez, sua energia viria através da emoção e da consciência, com uma melodia capaz de ressoar o espírito. Não saberemos ao certo se foi assim ou quem produziu a primeira faixa de Melodic Techno, mas não custa imaginar.

O que sabemos é que as raízes do gênero vêm do Trance Clássico e do Progressive House e que somente em 2010 ele se tornou de fato um estilo distinto. Liderado por artistas visionários como Patrice Bäumel, Stephan Bodzin, Tale of Us, Mind Against e Agents of Time, o estilo possui um ritmo mais cadenciado, chegando no máximo em 130 BPM.

Sua abordagem de percussão é mais suave, inspirada no Minimal Techno, enquanto suas atmosferas introspectivas e penetrantes criam uma conexão espiritual entre produtores e ouvintes. Essa vertente do techno se destaca pela combinação cuidadosa de camadas ambientais com batidas envolventes, proporcionando uma experiência sensorial que transcende o mero aspecto musical.

Nossa terra também abriga notáveis produtores que contribuem significativamente para esse gênero em ascensão. Separamos 10 grandes faixas de Melodic Techno lançadas por artistas brasileiros. Bora dar um check?

Desthen – Another Way of Sight [Deep Tales]

O duo Desthen não pode ficar de fora se o assunto é Melodic Techno. ‘Another Way of Sight’, é mais uma de suas produções carregadas de imponência e ambiência estonteante.

Koelle, Reza Safinia – Reverie (BLANCAh & Mariz Remix) [When we dip XYZ]

Um sonho aquático imerso em um universo fantástico. O Remix de ‘Reverie’ por BLANCah e Mariz, é uma espécie de diálogo entre elementos psicodélicos e  sintetizadores. Suavidade e experiência sensorial melódica do início ao fim. 


Cruxz – Daydream [Ame Records]

Cruxz traz a sonoridade clássica do estilo melódico, acompanhada de estruturas sólidas e afinadas. As camadas de ‘Daydream’ são premeditadas, com um vocal sedutor que antecipa viradas majestosas. Faz qualquer pista tremer. 

Ortus (BR) – Mind Voices [Real Supernova]

Existe essa ideia de que Melodic Techno é soft, e Ortus vem para contrariá-la. O equilíbrio perfeito entre um som pesado e leve.  O baixo e as ondulações frescas e efusivas de ‘Mind Voices’ são acompanhadas de um vocal discreto que nos faz levitar.


Yudz – Timelapse [Taping Records]

Se sentir imerso, pertencente a cada elemento de uma música. É mais ou menos assim que Yudz nos faz sentir com ‘Timelapse’. Uma viagem para dentro de nós, invadida por uma sequência calorosa de elementos que parecem ter sido capturados da natureza. 

D Mayer – Freya [Manawa]

Faixas que parecem nos contar uma história. Sem altos e baixos óbvios, D Mayer cria conexão do início ao fim de ‘Freya’. Percussão ritmada, violadas sintéticas e surpresas nos últimos minutos. Para dançar com o peito aberto. 


Thedtry – Red Sea [Barbur Music]

Suspense, mistério e atmosfera profunda. ‘Red Sea’ é um convite a todos que não se aventuraram pelo Melodic com a devida seriedade. Enérgica e agressiva na medida certa. Thedtry acertou em cheio no quesito sintetizadores e graves agressivos. 

Bigfett – Kronos [Oddity Records]

Um som de liberdade e euforia. Bigfett traz arranjos de Trance e Progressive House que se encaixam perfeitamente em uma ambiência melódica. Sutil e extremamente contagiante.

Mila Journée – Uno, Uno [CORE Records]

Explosão de referências e um tanto do que o underground pode produzir para o gênero. Mila nos presenteia com uma faixa complementamente original e cheia de raízes do techno clássico e EDM. Melódico, sim, mas também rebelde, desafiador e sensual. 

Geast – Fall to Life [Real Supernova]

Geast lança um enigma para o universo. ‘Fall to Life’’ é simples em sua complexidade. Iniciando com synths repetitivos e dançantes, a faixa é conduzida para um reino distante, com percussão imponente e pads cortantes. Rotativa, para dançar sem medo de ser feliz. 

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,