Do efeito Kuleshov aos Cobogós: Craca explora a colagem de diferentes sons em seu novo álbum

Tags: , , , ,
Por em 29 de setembro, 2023 - 29/09/2023

Quebrar as barreiras do óbvio e conseguir se expressar de forma original, coesa e ainda assim natural é uma das características que fazem o som de Craca ser admirado e contemplado nos mínimos detalhes. Sua singularidade musical já havia sido destacada nesta entrevista que ele nos deu em 2022 quando lançou o EP Humo Serrapilheira pela Tropical Twista Records, mas agora ele atesta de vez a sua busca incessante pela originalidade em seu novo álbum Patchwork : Cobogó, que chegou na íntegra nesta sexta (29) pela dsrptv rec.

Um gostinho pôde ser sentido através do primeiro single, “Haze Lights”, e a curiosidade só aumentou depois do segundo, “Coentro Beat”, ambos apresentando uma combinação um tanto quanto inusitada, trazendo batidas do funk em meio à ritmos latinos e sons numa estética meio lo-fi jazz. Agora, no álbum completo, que conta com 9 faixas mais uma bônus track, o quebra-cabeça se revela, mas oferece total liberdade à diferentes interpretações, já que a essência do disco foi justamente construída através da “costura de retalhos”, o patchwork, como o próprio nome do álbum diz.

Outros dois conceitos são importantes de serem destacados para que se possa entender melhor o conjunto da obra. O primeiro é o seu apoio no Efeito Kuleshov, uma técnica que surgiu a partir do cineasta soviético que comprovou como o entendimento final das pessoas sobre uma narrativa visual pode ser alterada através da técnica de edição, de recortes diferentes; a segunda é com os Cobogós, uma peça de concreto vazada que se tornou símbolo da arquitetura do nosso país, utilizada principalmente no estado de Pernambuco. Aqui, ela representa a possibilidade da música ser permeada, atravessada, de ter visões diferentes a partir de um único objeto. 

Pode parecer complexo de entender ao ler isso no primeiro momento, mas tudo faz mais sentido se as faixas do álbum estiverem tocando por aí. As colagens que Craca realiza unindo a cultura musical latinoamericana em meio aos beats eletrônicos abrem margem para que diferentes sentimentos e sensações despertem. Mas se isso tudo ainda está abstrato, é só marcar presença no show de lançamento do álbum que acontece dia 06 de outubro no SESC 24 de Maio, em São Paulo. A apresentação ainda contará com a participação do coletivo U-DuB 420 Soundsystem, Sandra-X e Victoria dos Santos, além do light design da Camille Laurent e videomapping do próprio Craca.

Os ingressos estão disponíveis aqui.

Tags: , , , ,