ZEO, do duo Flow & Zeo, fala sobre a decisão de começar a carreira solo

Tags: , , , , ,
Por em 14 de agosto, 2023 - 14/08/2023

Um período de transformações e descobertas. É neste momento da vida que se encontra ZEO, artista que por muitos anos esteve ao lado de Marian Flow através da dupla Flow & Zeo, e que passou a encarar em 2023 o caminho artístico de forma solo. 

Trazendo na bagagem toda a experiência nacional e internacional que viveu nas últimas duas décadas, a partir de agora devemos ver um artista dinâmico, explorando principalmente o groove, construindo produções e sets com energia e fluidez.

Seu trabalho mais recente é um EP assinado pela D-Edge Records, Wolves & Candlelights, trazendo uma colaboração especial com seu amigo Andre Gazolla, a primeira deles juntos. Aproveitamos este novo momento para perguntar sobre tudo isso:

Olá, Zeo! Obrigado por aceitar essa entrevista. Precisamos começar falando um pouco da sua história com o Flow & Zeo. Você teve uma participação muito ativa no crescimento da cena eletrônica brasileira junto com a Marian, ultrapassando os 20 anos. Quais foram, então, os motivos que te levaram a dar o start na carreira solo agora em 2023? 

Olá, pessoal! Obrigado pelo convite. É um prazer pra mim participar dessa entrevista e contar um pouco mais dessa nova fase da minha vida e carreira. Flow & Zeo representam toda uma geração da música eletrônica. Foram 21 anos de dedicação e entrega total para a música e ao nosso público. Tenho muito orgulho da nossa trajetória e legado. Mas tudo na vida é cíclico. A transformação é saudável e inerente ao percurso.

Flow & Zeo não chegou ao fim, afinal a história do projeto está toda registrada, seja através das nossas músicas, sets e na memória de todos que nos acompanham. Estou agora focado em minha carreira solo como DJ e adorando poder mergulhar em outros caminhos de forma independente. Como produtor musical, além das minhas produções como ZEO, mantenho antigas e novas parcerias em total atividade.

Quando noticiamos o seu single em parceria com a Pérola, você afirmou que os trabalhos com Flow & Zeo continuariam. A ideia é levar essa jornada dupla daqui pra frente, mas mantendo o foco no seu projeto solo? Como será?

Exatamente. Conforme mencionei, como produtor musical mantenho antigas e novas parcerias. Tenho músicas a serem lançadas do projeto Flow & Zeo e atualmente além das minhas produções solo, venho trabalhando nesse novo projeto com a cantora e compositora Pérola B. Passo o dia todo no estúdio “Zero Gravity Studio” onde me dedico integralmente à música. Tenho produzido bastante com diferentes parceiros, músicos e clientes. Como DJ, sigo carreira solo. Como produtor o céu é o limite 🙂

Muita gente que acompanhava o Flow & Zeo era realmente fã do projeto e viam vocês dois como um só. Agora que você irá trilhar o caminho apenas como ZEO, o que de mais importante você irá trazer e aplicar após toda essa trajetória?

A bagagem e experiência que adquiri durante esses 21 anos fazem parte da minha essência como profissional/artista e também como pessoa. Isso vou levar para vida toda. Tenho muito o que aprender, viver e compartilhar com meu público nessa nova etapa. Estou muito confiante e me dedicando como nunca 🙂 

A partir de agora você deve viver um novo processo de descoberta, mas afirmou pra gente antecipadamente que sua atenção estará direcionada aos grooves. O que podemos esperar em termos de você tanto como DJ, quanto produtor? 

Como DJ tenho pesquisado muito. Navegando entre o house e techno, sempre com muito groove e energia. Tenho feito alguns long sets onde posso ousar mais de forma hibrida entre os estilos. No meu soundcloud tem sets mixados.

Como produtor varia de acordo com o projeto/parceiro/cliente que estou trabalhando no momento. Pode variar entre House, Techno, Deep House, Organic House, Afro, Trap, Afrobeat….

Inclusive, seu trabalho mais recente ilustra um pouco dessas características, né? Nos fale um pouco mais sobre Wolves & Candlelights, que saiu pela D-Edge Records.

Sobre a track Wolves & Candlelights, eu produzi esse som após algumas experiências com DMT. Foram jornadas transformadoras,  principalmente quando fiz uso dessa substância medicinal através do Bufo, num ritual conduzido por um Xamã Mexicano. O vocal é o condutor desta música, um depoimento sobre uma viagem durante o tratamento com o 5-MeO-DMT. É uma faixa bastante intensa e em alguns momentos também psicodélica. Tenho tocado bastante e sempre me surpreendo com a reação do público. Espero que gostem.

Já com Acid, em collab com o Andre Gazolla, a inspiração para a produção dessa música foi um vocal do Ram Dass, relatando experiências e testes com LSD. Produzi essa música, mas sentia que não estava finalizada ainda. Decidi fazer o convite para meu talentoso amigo, Andre Gazolla, que já havia remixado músicas minhas, mas nunca tínhamos trabalhado em collab numa faixa nossa. Mandei o projeto pra ele e pronto, finalizada! É um grande prazer assinar esse trabalho com ele. Essa será a primeira de muitas nessa parceria.

Aproveitando o gancho do D-Edge, recentemente você tocou no club e vai retornar lá no dia 12 para fazer o lançamento oficial do EP. O que o público pode esperar em termos de pesquisa?

Amo tocar no D-Edge. Todas as vezes é uma sensação especial. Dia 12 volto para celebrar o lançamento do EP Wolves & Candlelights e toco na pista 1 de 5am às 8am. Além das músicas do EP, claro, vou tocar algumas produções novas, ainda unreleased. Num set de 3 horas vou poder navegar de forma híbrida entre o house e o techno, com muito groove.

Você também tem estado bastante conectado com a espiritualidade, certo? De alguma forma você busca imprimir isso na sua música? Se sim, como?

Não tem como separar. Acontece de forma natural e espontaneamente. Mas especificamente no projeto que estou produzindo com a Pérola B, essa impressão é bem evidente. Estamos trabalhando numa trilogia em homenagem a uma entidade originária do Catimbó e conhecida por muitos através da Umbanda, Sr. Zé Pilintra. Lançamos o primeiro single dia 07.07.2023 e no início de setembro lançaremos a segunda música desta trilogia. Estou muito feliz com o retorno que estamos tendo. Axé. Gratidão!!!!

Pra gente finalizar, gostaríamos de saber seus próximos compromissos e o que você planeja para a reta final do ano. Obrigado!

Tem muita coisa boa rolando. Lançamentos em gravadoras importantes, Zatar Records, D-Edge Records, Me Gusta, Zero Gravity, entre outros contratos 🙂 E agenda com datas no Morro da Urca Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Bahia, Fortaleza ++ 

Tags: , , , , ,