Timeless 034 | Pic Schmitz

Tags: , , , ,
Por em 9 de agosto, 2023 - 09/08/2023

Timeless tem o intuito de resgatar músicas perdidas nas cases e Hds de DJs nacionais e colocá-las em evidência novamente. Cada convidado recebe a missão de trazer 3 músicas que poderiam estar atualmente em seus sets. Sons que possuem características atuais em seus timbres e arranjos.

Nosso convidado da semana é Pic Schmitz: House fino, alegre e vibrante! Esses são alguns dos adjetivos usados para definir o som do gaúcho Pic Schmitz, um dos expoentes da House Music no Brasil. Aliando técnica e bom gosto, o DJ utiliza elementos clássicos para compor os seus sets, com produções, mashups e remixes que já receberam elogios de renomados DJs como Memê, GrantNelson e Kaskade.

16 Bit Lolitas – Deep Space Girls (DAVI Remix)

Lançamento: 20/05/2013

Selo: Bits And Pieces

O 16 Bit Lolitas é uma dupla do progressive house holandês formado por Peter Kriek e Ariaan Olieroock. Pela metade da década de 2000 estiveram por algumas vezes no Brasil passando por clubs como Warung. Tive a oportunidade de dividir a cabine com eles no extingo club do litoral gaúcho Jimbaran em 2009. A sonoridade da dupla remete ao progressive house que ainda hoje vemos fortemente na cena eletrônica da Argentina com nomes como Hernan Cattaneo.

A Deep Space Girl é uma track que tem estes elementos do progressive house da década passada, porém o remix realizado pelo produtor armeno-baseado em Los Angeles DAVI conseguiu ressaltar ainda mais a ambientação “misteriosa” da faixa com alguns elementos que foram adicionados como algumas cordas e a nova bateria, além de ter deixado ela com uma cara mais moderna que a versão original de modo que ainda soa muito bem nos meus sets até hoje.

Tchami – Adieu

Lançamento: 03/02/2017

Selo: Confession Records

Em fevereiro de 2017 fui tocar no club Belvedere na Praia Brava em Itajaí e no Line up estava o francês Arno Cost. Ele iniciou seu set com a faixa Adieu do seu conterrâneo Tchami que acabara de ser lançada. Eu não conhecia a track até então e fiquei maravilhado com a sonoridade dela, que flertava com um progressive house já não tão atual, mas ao mesmo tempo num clima futurista, começando de maneira crescente até o drop cheio de energia que lembra as produções feitas pelo Eric Prydz. Uma track envolvente que apresenta também uma letra simples, mas não menos envolvente pela repetição das palavras “you tell me to leave you alone” e que sempre acaba com “but I need you now”.

Jody Wisternoff – Starstrings (Instrumental Mix)

Lançamento: 12/11/2007

Selo: Dirty Soul

Composta pelo inglês Jody Wisternoff, que era metade da dupla Way Out West, a Starstrings é uma faixa que tem uma sonoridade única tendo sido elencada para de coletâneas de labels de diferentes estilos como Hed Kandi, A State Of Trance e Anjunadeep tal a variação sonora que ela proporciona. A Starstrings mescla elementos como uma bateria mais quebrada bem ao estilo de várias produções britânicas dos anos 2000, elementos orgânicos como violão, ambientações como strings e sons da natureza, enfim, uma salada de frutas incrível. É uma track que há muitos anos tenho no meu case e que ainda no começo de 2023, em uma festa que toquei em Punta del Este após o alemão Jan Blomqvist posso dizer que ao tocar Starstrings tive um dos pontos altos do meu set junto ao público.

Acompanhe Pic Schmitz no Instagram. 

Tags: , , , ,