Criar uma identidade sonora autêntica e que represente sua personalidade, percepção musical e conhecimento não é algo que acontece do dia para a noite, muito pelo contrário, às vezes, leva anos até chegar ao resultado que tanto se deseja. Neste caminho de aperfeiçoamento, há várias etapas necessárias, desde dedicação, constância, pesquisa musical e, até mesmo, projetos que surgem com o propósito de trazer experiência e influenciar na descoberta do próprio som, mas que podem não ser o destino final, mas sim parte do processo de desenvolvimento.
Quem viveu todas essas etapas e, agora, se apresenta ao mundo sob um novo alias é João Pedro de Aguiar, aka BACCO. O catarinense iniciou sua jornada musical em 2005, ainda na infância, se tornando um músico instrumentista, até que em 2014, se encontrou na Dance Music, estreando sob o pseudônimo BROOK. Na época foi rapidamente reconhecido por seu talento como DJ, chegando a ser residente do Field Club, em Papanduva, interior de Santa Catarina, além de ser responsável por abrir e fechar shows de grandes nomes, como Boris Brejcha, Miguel Campbell, Gabe, Chemical Surf, Dashdot, e muitos outros.
O projeto foi essencial para que o artista adquirisse conhecimento de pista, discotecagem e, também, produção musical, já que este período se dedicou muito ao estúdio, criando um som único e que transmitisse toda a sua bagagem e identidade. E, assim, ele chega ao resultado apresentado neste novo projeto BACCO, o qual traz uma combinação de diferentes vertentes, mas com ênfase no Tech House e Progressive House.
Sua história sob esse alias ainda é recente, mas já vem apresentando grandes conquistas. Depois de um single lançado de forma independente, o artista assinou com a Laguna Raw, lançando o EP “Cream”, com duas músicas originais, que pulsam influências do gênero brasileiro Bossa Nova e, para dar sequência a essa trajetória – que tudo indica que será promissora —, ele lança o EP “Muchacho”, pela Time To Dance Rec.
A parceria entre o selo e o artista não é de agora, já que no começo deste ano BACCO se apresentou em um dos showcases da label, realizado na cidade catarinense de Chapecó. Retomando essa colaboração, eles se juntam para o lançamento do EP, que rapidamente se tornou um sucesso nas plataformas, alcançando o top #02 de Minimal/DeepTech e #22 de todos os gêneros no Beatport.
O EP inicia com a faixa título, que traz uma mistura envolvente , explorando elementos da musicalidade mexicana, com belos vocais– cantando versos em espanhol – , linhas de cordas dedilhadas e uma suave atmosfera retrô; até que os beats surgem para adicionar energia à composição. Na sequência, “Deeper” traz um contraposto explosivo, com drops poderosos e batidas eletrônicas bem arrojadas. O resultado é um trabalho dinâmico, marcado por experimentações, mas com autenticidade e coesão, que comprova a bagagem e técnica que o BACCO (BR) tem para mostrar ao mundo. Ouça:
Siga BACCO no Instagram