Conheça a Ciccada Records, label de Empire of Mind, que tem se destacado na cena do Melodic House & Techno

Tags: , , ,
Por em 30 de junho, 2023 - 30/06/2023

Um som característico que atravessa o ambiente anunciando e marcando presença. Isso sem falar da habilidade de metamorfose, que não se prende à limites, buscando sempre se reestruturar e expandir. Essa definição que apresentamos agora, na verdade, é de um inseto bem popular, a cigarra, mas ao mesmo tempo que transcreve suas características também representa a premissa do trabalho que a label Ciccada, vem realizando na cena nacional há cerca de um ano.

Essa comparação pode parecer incomum, mas tem um significado direto, já que o nome “cicada”, estilizado pela label como “ciccada”, é o termo em inglês para “cigarra” e, essa nomeação não poderia ter sido mais certeira. Fundada no começo de 2022, por Lukaz Azevedo, o Empire of Mind, que há mais de cinco anos desenvolvia o papel de gerente de gravadora, mas que sentia falta de um selo próprio que abordasse uma sonoridade alinhada ao que acreditava. A partir desse desejo, a gravadora surgiu trazendo também o objetivo de ser uma casa para que produtores brasileiros tivessem a oportunidade de exporem seus trabalhos para o mundo. 

A identidade sonora do selo é um dos pilares que mais tem chamado a atenção, se pautando em produções com estruturas melódicas, timbres marcantes, profundidade em atmosferas e bases dançantes dentro do Melodic House & Techno e Progressive House. Essa assinatura traz um contraste entre luz e sombra para alcançar a beleza no fim da arte através da melodia, além de ter como base o simbolismo da cigarra que representa ressurreição, imortalidade, realização e êxtase espiritual.

Dessa forma, através da curadoria de Lukas, a Cicada tem construído um catálogo que se alinhe com a proposta que levou sua criação, trazendo novos talentos juntamente com nomes respeitados, criando uma história bem conduzida, cativante, profunda e melódica. Fabian B, Jones Halter, Octavio Gimenez, Tchaka, Animun, Acrobatik, Ezek e D Mayer são alguns dos artistas que já trabalharam com a label e se destacaram nesta trajetória, incluindo alguns lançamentos que alcançaram posições nos charts do Beatport e obtiveram suportes de artistas relevantes como Blancah, Korolova e entre outros.

E agora, Desthen se une a este seleto time, sendo a mais recente aposta da Ciccada. O duo, formado por Antônio e Caíque, vem desde 2016 proporcionando uma viagem emocional e reflexiva através de melodias complexas e baterias bem estruturadas em suas produções. Essa identidade se alinha perfeitamente com o conceito da label, o que torna sua chegada ao catálogo ainda mais especial. 

Essa estreia é marcada pelo lançamento de “Thrones”, que chegou às plataformas no dia 30 de junho, apresentando três faixas originais. Começando pela faixa título, que te convida a imergir em uma verdadeira experiência sonora, pautada pelo vocal robótico que cria um clímax no break da faixa, além da melodia soturna e sombria. Essa atmosfera densa se mantem nas faixas subsequentes “Hylesia”, que traz um arranjo mais minimalista e, “A Tribute to Hoff” com suas batidas arrojadas e synths distorcidos.  Confira: 

Siga Ciccada no Instagram

Tags: , , ,