Lucas V. compartilha dicas e tracks para um warm up inesquecível no verão

Tags: , , ,
Por em 14 de fevereiro, 2023 - 14/02/2023

Depois de uma apresentação marcante no club El Fortin e seguindo a sua preparação para a nova temporada do projeto ÂmeDeep, o DJ e pesquisador musical Lucas V. tem se destacado em seus sets que navegam entre estilos durante suas apresentações.

Munido de leitura de pista e de um ouvido afiado para escolher faixas que mexem com o emocional do público, Lucas vem fazendo warmup sets de primeira linha através do seu projeto ÂmeDeep e vem tocando nas noites da capital paulistana.


Sua linha sonora é profunda e cheia de significado. Muitos sabem que não é tarefa fácil abrir uma noite e deixar o público pedindo mais, mas nas mãos de Lucas essa navegação se faz parecer fluida e carrega uma verdadeira conexão com a música e com o preparo pra pista. 

Com referências de artistas como Facundo Mohr, Steve Bug, Nic Fanciulli e Albuquerque, o DJ vem com uma tracklist poderosa e diferenciada para os ouvintes, que buscam em seu trabalho inspirações para ir mais a fundo no mundo da música. Lucas divide conosco algumas dicas sobre a criação de um warm up inesquecível.

Como escolher as músicas para o set de warmup? 


Depende da proposta do lineup e depende da atmosfera que você está inserido. Mas todo DJ precisa fazer a sua lição de casa, né?

Escute o tipo de som que cada DJ do line toca, principalmente o artista que vai se apresentar depois de você. 

Veja qual é a proposta da festa, o local e o público que consome música nesse local. Imagine que você vai ditar o ritmo e a atmosfera da festa. Quando trata-se de um evento em um horário mais cedo, com o Sol ainda dando as caras e sendo um evento com uma proposta mais “melódica”, você pode, por exemplo, começar com Downtempo ou Organic House. Caso seja um evento noturno, com uma proposta de som mais agitada, você pode iniciar com Deep House e transitar entre os estilos durante a progressão do seu set. O papel do dj é realizar a leitura de diversos aspectos da festa que podem acabar contribuindo para a construção do seu set.

Como variar na pesquisa de warmup quando muitas vezes se espera um set mais calmo? 


É importante você saber qual é o seu “quadrado”. O warmup permite músicas mais “intensas”, porém, dentro da proposta do seu set e da história que você quer contar. Lembrando que, quando estiver chegando perto do horário do próximo DJ, você pode dar uma freada e entregar uma pista “menos cansada” e sedenta por mais música. Procure por labels que possuem sub-gêneros e artistas que produzem sons e sets de  warmup e que conseguem navegar entre músicas mais calmas e músicas mais vibrantes.
Cuidado com os breaks longos nos finais do seu set, você não pode entregar uma pista vazia ou pouco vibrante para o próximo Dj, mantenha a pista aquecida.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por LUCAS V (@lucasv_music)

Como manter a vibe que foi entregue no início?

Um DJ que faz a lição de casa sai na frente, com certeza!


Aqui vai uma receita que sigo e tenho diversas referências nesse quesito: Eu, quando estou tocando warmup e tenho tracks com vocais mais hipnóticos, normalmente escolho a track seguinte com melodias ou samples hipnóticos. Raramente repito tracks seguidas com vocais; o vocal é um forte aliado para manter a vibe, desde que você use com moderação e em momentos-chave.

Outra dica é fazer transições mais suaves, deixar um loop de 16/32 beats até o break da próxima música. Essa dica também pode ajudar a criar uma atmosfera harmônica e suave desde o início. Efeitos, transições, mixagens…tudo precisa ser de forma delicada e não agressiva.


Como se equilibrar entre leitura de pista e algo que já foi preparado para compor o set?

Eu não curto muito a ideia de você ir com um set preparado do início ao fim. Quando digo “preparado”, significa você saber as 10 ou 20 músicas que serão tocadas em sequência; pois, na noite e no warmup, tudo pode acontecer. Ter uma ou duas músicas para iniciar o set é importante, pois te ajuda a do nervosismo e você vai mais confiante.

Ter aquela seleção de “final de set” também pode te ajudar a fechar com chave de ouro. A leitura de pista dentro de um set de warmup é importante, assim como, a leitura do line-up e da noite que você está inserido.

Quando você está realizando o warmup, normalmente, você toca para uma pista mais vazia em relação ao restante da festa. Quando começam a chegar as pessoas você pode dar aquela famosa “empolgada” e querer que as pessoas se aproximem e comecem a dançar loucamente. Esse é o perigo. 

Você precisa ter dentro das suas playlists algumas tracks “convidativas”, para que a pessoa comece a sentir o ritmo da festa aos poucos. Quanto mais você conhecer as músicas de sua playlist, mais estará preparado para essa e várias outras adversidades que podem aparecer.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por LUCAS V (@lucasv_music)

Como finalizar o warmup, tendo em conta o estilo musical do próximo artista do line?

O importante para finalizar o set é você entregar uma pista que esteja conectada. Cuidado com tracks que possuem um break gigante, pois é nesse momento que a pista dá aquela olhada no relógio, decide conhecer outras pistas ou dá uma volta por aí. Lembre-se, você é uma parte importante da noite, mas não é a estrela principal. A estrela principal continua sendo toda atmosfera que os DJs vão proporcionar. E é claro, jamais toque uma música do mesmo artista que está no line.

Encontre Lucas V. no Instagram e SoundCloud

Tags: , , ,