Falamos com Armonique sobre seu “novo momento”, agora focado no Indie Dance

Tags: , , , , ,
Por em 19 de novembro, 2022 - 19/11/2022

Ele também acaba de lançar um single com muito potencial pela UFO Sound, label que está em alta dentro do estilo

Armonique vem, há algum tempo, se destacando na cena eletrônica nacional. Isso porque o artista está sempre em movimento, empenhado em algum projeto inovador, seja através do selo WAXX LABEL ou do coletivo Houzeria, como DJ com sua discotecagem enérgica ou como produtor apresentando lançamentos poderosos. Fato é que o artista é uma das grandes apostas do Dance Music como um todo, e que seu nome ainda vai ecoar por bastante tempo por aqui. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A R M O N I Q U E (@armonique.wav)

Natural de Fortaleza, no Ceará, Caio Dias se dedica à música eletrônica desde os seus 17 anos, quando realizou os primeiros trabalhos como DJ. Hoje, aos 23 anos, já possui uma expertise impressionante, sendo considerado um prodígio da cena. Em 2019, quando assumiu a alcunha de Armonique sua presença se tornou ainda mais forte, principalmente quando mostrou que, mesmo com a pouca idade, sua identidade artística era original e cheia de potencial. 

A princípio, seus primeiros passos como Armonique foram mais voltadas ao Melodic Techno, mas há algum tempo, vem construindo uma sonoridade dentro do Indie Dance. Depois de várias performances e uma ótima recepção do público nesta nova fase, o artista disponibilizou na última sexta-feira, seu primeiro single, depois de um ano sem novos lançamentos. “New Days” marca esta nova jornada na carreira do artista, que se inicia com o pé direito, sendo assinada por uma das gravadoras mais renomadas do gênero, a label espanhola UFO Sound. 

Para contar um pouco mais sobre este novo momento, convidamos Armonique para um bate-papo. Confira: 

GRVE: Olá, Armonique. É um prazer falar com você! Primeiramente, parabéns pelo novo single, é uma produção bem contagiante e gostosa de ouvir. E também, marca a sua volta, depois de quase um ano sem lançamentos. Tem algum motivo especial para ela ser a track depois dessa pequena pausa? 

Armonique: O prazer é todo meu em responder as perguntas dessa entrevista para a GRVE. Bom.. o período em que eu produzi a New Days, foi um época onde eu passei por grandes mudanças e amadurecimentos na minha vida pessoal ali pelo final de 2021,  e obviamente isso influenciou muito no que eu realmente precisava focar se eu queria ser realmente um artista profissional de música eletrônica. E dentro de todos esse anos como DJ, eu toquei em mais eventos juntando todos os meus anos passados, e peguei pistas maravilhosas que até hoje não esqueço, tive a oportunidade de conhecer e trazer para Fortaleza Anderson Noise e Nikkatze para tocar no evento do coletivo Houzeria o qual participo. Pois, comecei a enxergar melhor o mercado no qual estou inserido e as oportunidades que eu não só precisava alcançar, mas criar e correr atrás de fazê-las acontecer. Infelizmente hoje eu não vivo só da música, embora seja meu sonho e acredito que o de muita gente também, então eu vi que precisava sair do meu comodismo e movimentar a cena, principalmente aqui em Fortaleza.

E como foi o processo criativo para essa faixa? Quais foram as principais influências? 

Bom, eu sempre curti bastante as produções de Biesmans, Eagles & Butterflies e Yame, onde trazem um Indie Dance como uma energia bem eletrizante e com melodias frenéticas e bastante alegres. Além claro, não podemos esquecer dos sintetizadores que são protagonistas dentro de sua timbragem que representam a sonoridade do Indie Dance e foram bastantes comuns dentro de músicas dos anos 80. Tais como; Juno-06, Jupiter 80, Minimoog Model D e vários outros sintetizadores que foram muito usados em grandes clássicos desse período. 

Você tem trabalhado os seus sets e as suas produções mais voltadas ao Indie Dance. Esse é um gênero que você sempre teve anseio em trabalhar mais? Como está sendo essa transição e a construção dessa identidade sonora?

Inicialmente minha pesquisa era muito voltando ao Progressive House e Melodic Techno, até por uma influência muito forte de Adana Twins e do Solomun na época do começo da pandemia, fui migrando minhas pesquisas para o que hoje chamamos de Indie Dance. Pois até alguns anos atrás, ainda não via o estilo tão definido como ele é hoje, mesmo levando em consideração que o Indie Dance existem diversas variações dentro desse gênero que já existem desde o início da música eletrônica e ainda irá surgir muito mais. E hoje, temos já até uma definição dessa variação do Indie Dance o qual estou inserido e que está mais em alta hoje e foi denominado pelo artista Marc De Pulse e Rafael Cerato de “MELODIC INDIE”. 

ARMONIQUE · Armonique @LowBeat – Beat Wave Edition 12/02/2022

E a parceria com a UFO Sound? Conta mais detalhes pra gente sobre como surgiu essa relação com a label e como foi o processo de produção da faixa. 

Através de uma indicação de um amigo produtor que também lançou lá, o Vasconcellos, eu mandei duas músicas para a UFO, a New Days e a Hey Trash, que sairá num VA da label do artista Danilo Borges em 2023. Obviamente a track escolhida foi a New Days, porém o dono da label, o artista Peredel, curtiu bastante a track porém viu uma mudança na estrutura dela e me pediu que a ajeitasse. A mudança foi bem aceita por mim e não impactava muito na track, mas acrescentou um diferencial que estava faltando.  

Mesmo com essa pausa nos lançamentos, você ainda esteve bastante ativo nas pistas, né?! Além disso, ainda comanda o WAXX Label e é membro do coletivo Houzeria. Como está a sua rotina e agenda atualmente? E como você maneja todas essas atuações?  

A WAXX Label por enquanto está parada, atualmente acabei me inserido em tantos projetos que vi que o selo precisava de uma atenção o qual não estou podendo entregar no momento. Não só agora a Houzeria começou a ocupar bastante meu tempo, como também mais selos que estou participando agora e que participei da fundação e criação, porém cada com objetivos diferentes. O coletivo Metropolis, criado por mim, Vasconcellos, André Rech, MeMachine e Heritage, tem um foco em fomentar a cena do Indie Dance nacional, já contamos com dois mixtapes, e a última que saiu foi do Mau Maioli, além de já termos o nosso primeiro showcase dia 16 de Dezembro no club Lo-Fi em Balneário Camboriú . E agora recente lancei o selo Paralelo Dance, com intuito de ser uma produtora de eventos e já temos nossa primeira data dia 21 de Janeiro de 2023, trazendo Ella Whatt pela primeira vez a Fortaleza.

E para finalizar, o que podemos esperar desta nova fase de Armonique? Tem mais lançamentos chegando por aí ou alguma novidade que você já pode nos adiantar? Obrigada pelo papo! 

Com certeza tem mais grandes lançamento por vim, um deles já mencionei mais em cima sobre o VA no novo selo do produtor Danilo Borges, que contará com grandes nomes da cena nacional de Indie Dance, e mais um single pela label espanhola UFO Sound, onde terá remixes exclusivos com apenas produtores nacionais. E em breve o anúncio de um novo single junto com um clipe, o qual venho preparando desde 2021 e só sairá em 2023.  

Acompanhe os próximos passos de Armonique através do Instagram. 

Tags: , , , , ,