Skip to content

Conheça o primeiro artista brasileiro a lançar uma playlist em Dolby Atmos pela Apple Music

Desde que deu início ao projeto Bolth em 2015, Tiago Botelho vem em uma ascensão impressionante, tendo rapidamente se tornado uma das grandes revelações da cena eletrônica nacional e conquistado feitos admiráveis. E agora, ele se prepara para dar mais um grande passo em sua carreira. Nesta sexta-feira (07), Bolth ocupará o lugar de primeiro artista do EDM do Brasil a preencher uma playlist Essentials da Apple Music em Dolby Atmos, uma tecnologia de ponta que permite uma experiência sonora imersiva. 

Para chegar até este momento, Tiago trilhou um longo caminho. A música sempre esteve presente em sua vida, e o talento vem de família, já que o seu pai possui uma empresa de sonorização de eventos e foi um grande DJ da região de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul. Com isso, o que não faltou em sua infância foi muito rock e música eletrônica, e esse background o inspirou para, aos 11 anos, já estar produzindo suas primeiras músicas. 

De MPB ao sertanejo ou Heavy Metal à música eletrônica, Bolth já trabalhou com os mais diferentes gêneros, e essa diversidade o fez desenvolver técnicas e habilidades no processo de criação extremamente apuradas. Depois de seis anos de amadurecimento e evolução na produção musical, inclusive trabalhando para outros artistas, ele percebeu que era a hora de iniciar seu próprio projeto: Bolth. 

E foi neste momento que sua carreira decolou. Logo no primeiro lançamento, sua primeira faixa foi parar em um comercial do UFC e alcançou milhões de views no Youtube. Em seguida fez uma parceria com a Som Livre, desenvolvendo remixes para os artistas da gravadora, e em 2018, já estava com um contrato exclusivo com a Universal Music/Liboo. Além disso, fez parcerias com o Tiktok e esteve no topo das principais playlists de música eletrônica do Spotify Music.

Apple Music & Bolth em Dolby Atmos

O Dolby Atmos é bastante utilizado em cinemas a fim de criar uma perspectiva realista e aumentar a noção de espaço. E desde a metade de 2021, a Apple Music permitiu que os artistas e assinantes pudessem aproveitar toda a qualidade sonora que essa tecnologia proporciona. 

Normalmente o som tradicional trabalha em dois canais para permitir a experiência em estéreo (lado direito e esquerdo), mas o Dolby Atmos vai ainda mais longe, e trabalha com uma verticalização do som espacial. Dessa forma, ele aprimora o som surround e simula um áudio 3D, que permite uma experiência de imersão. É quase como se o ouvinte estivesse dentro da música, cercado por ela de todos os lados. 

A técnica de mixagem e masterização exigida para essa tecnologia é avançada, mas Bolth já possuía as habilidades necessárias, e por isso, não demorou muito para investir nesse recurso. “Levitating”, a primeira faixa lançada por ele neste ano, foi a precursora do artista em Dolby Atmos no Apple Music, e agora ele já se encaminha para a oitava.  

Convidado pela plataforma para a playlist “Bolth Essentials”, que reúne suas principais faixas, Bolth preparou mais algumas novidades. A primeira delas é o lançamento exclusivo de “Into It”, uma produção cativante que já recebeu a aprovação do público do Rock In Rio no palco New Dance Order. E, para preencher a lista da playlist e garantir uma nova experiência ao ouvinte, ele resgatou seus maiores sucessos como “Where Is Love”, “Your Feelings” e “Butterfly” para serem relançadas em Dolby Atmos. Além disso, novas tracks chegam neste mês de outubro, com colaborações nacionais e internacionais, em conjunto a merch’s em parceria com a marca de streetwear SOUTH

“Bolth Essentials” chega ao Apple Music nesta sexta-feira, dia 07 de outubro. 


Acompanhe Bolth no Instagram.