O conceito de novidade é relativo, quando se trata de música, mais ainda, afinal tudo é cíclico. Essa coluna foi pensada com o intuito de resgatar músicas perdidas nas cases e Hds de DJs nacionais e colocá-las em evidência novamente. Cada convidado recebe a missão de trazer 3 músicas que poderiam estar atualmente em seus sets. Sons que possuem características atuais em seus timbres e arranjos.
Nosso convidado da semana: Alan Medeiros
Um dos principais pensadores da cena eletrônica brasileira, Alan se tornou ao longo da última década referência quanto a jornalismo de qualidade e induçao de tendencias de como melhor promover o mundo da dance music. O fundador do principal portal de música underground do país, o Alataj e sócio da GRVE, nos brinda com 3 faixas de sua coleçao esta semana.
Andronicus – Make You Whole [1992]
Estilo: Deep House
Label: Ffrreedom
Lançada em 1992 pelo selo lendário selo Hooj Choons, Make You Whole é uma produção de Jonathan Blanks em seu projeto Andronicus e uma das faixas que melhor traduz o significado dessa coluna. A primeira vez que eu a ouvi, há alguns anos, tinha certeza que se tratava de um lançamento recente. A Hooj é um selo que ajudou a estabelecer as bases do House Progressivo e essa faixa para mim representa bem uma certa transição de leitura entre o House mais clássico vindo dos Estados Unidos e a abordagem mais conectada a atmosferas e progressões que a Inglaterra e a Europa deram ao estilo. Sua construção é o grande destaque,
Existem vários momentos diferentes dentro da mesma música e tudo está brilhantemente equilibrado, inclusive o forte caráter emocional que ela possui.
Fluke – Groovy Feeling [1993]
Estilo: Eletronica
Label: Virgin Catalogue
Outra faixa dos começos do anos 90 que só de pensar me traz arrepios. Fluke é um dos meus projetos preferidos dentro dessa ótima geração de bandas eletrônicas do fim do século passado. O trio britânico também está nas bases do House Progresivo e tem uma discografia tão bonita quanto profunda – com direito a participações nas trilhas de Matrix Reloaded e Sin City. Daria pra falar muito (muito mesmo) do projeto, mas se mantendo mais em Groovy Feeling, vale destacar a sua identidade aparentemente calma e cheia de personalidade, mas que de certa forma esconde uma grande assimetria entre os synths ácidos e distorcidos e seu vocal calmo. Uma track que caberia em sets de artistas diversos atualmente.
Bs As Deep – The Finder [2006]
Estilo: Dance/Eletronica
Label: Existence Records
A mais recente das minhas escolhas reforça a escola sul americana do House Progressivo, estilo pelo qual eu mantive um olhar bastante atento nos últimos anos, especialmente no que diz respeito aos anos 90 e 2000. The Finder é uma obra do produtor Argentino Bs As Deep, lançada em 2006 pela Existence Records. Ao contrário das minhas duas escolhas anteriores, nem a faixa nem o artista alcançaram um nível de sucesso global notável, mas ainda assim ela representa algumas características importantes. A primeira delas é a evolução do estilo para um tom mais sério, fato este que na minha opinião contribuiu e muito para o surgimento e a consolidação do Melodic Techno. O segundo é esse ótimo feeling madrugada peak time que a track possui, especialmente no último break. O terceiro é o aspecto criativo com a qual a variedade de elementos é trabalhada na mix.