O objetivo é que esta coluna sirva como um incentivo aos artistas convidados a mesclarem cada vez mais faixas novas e antigas, sem perder originalidade e capacidade de surpreender, na verdade, criando uma personalidade musical ainda mais sofisticada. Para nossos leitores, será uma oportunidade de aprender sobre a história da música eletrônica, percebendo que muitos conceitos de ritmo, arranjos, timbres e sound design, na verdade já eram utilizados a muito tempo atrás. Quando se fala que na cena eletrônica tudo é cíclico, estamos na verdade traduzindo que as sonoridades são retiradas dos mesmos equipamentos, sejam eles analógicos ou em suas versões digitais, a pelo menos 30 anos!
Nosso convidado da semana: Handerson
Com 25 anos de carreira e um dos DJs mais respeitados do sul do Brasil, DJ Handerson foi residente por uma década do lendário club Baturité em Balneário Camboriú, além de ser um dos DJs pioneiros a levar música eletrônica para o oeste catarinense. Atualmente, o artista é professor da escola de DJs Aimec em Lisboa, além de possuir uma agência de DJs que vem ajudando a renovar a cena da capital portuguesa. Confira suas indicações para Timeless
Satoshi Tomiie – Glow (Spirit Catcher Remix)
Elegante, sofisticada, suave e ao mesmo tempo forte! Lançado em 2006, esse remix do duo belga Spirit Catcher para a faixa “Glow” do japonês Satoshi Tomiie nunca saiu do case. Seus sintetizadores oitentistas com ar futurista e timbres que remetem aos usados em games dos consoles da era de 16 bits, que conversam entre si criando uma atmosfera misteriosa e viajante. Sem dúvidas, uma música muito a frente de seu tempo!
Hale Bopp · Der Dritte Raum
Label: Virgin, 1998, estilo: Trance, Techno
Algumas faixas são atemporais e mesmo que tocadas ao longo dos anos, nunca se tornarão velhas! Hale Bopp é uma delas! Lançada em agosto de 1998, te hipnotiza do início ao fim e faz você embarcar em uma viagem no tempo e no espaço, tal qual o cometa de quem herdou seu nome e que nos visitou em 97. A diferença é que o cometa se foi, mas a faixa continua viva e soa atual, como se fora lançada ontem! É extremamente versátil e se encaixa perfeitamente em sets de House e Techno. Uma verdadeira obra de arte da música contemporânea!
Architectural – Peacetime
Label: Semantica Records, Lançamento, 2012, estilo: Techno
Com 10 anos de vida, ainda é uma criança se comparadas as que citei anteriormente. Muito além de seu groove envolvente e dançante, a faixa traz uma progressão de acordes impecáveis, emotivos e dramáticos, sustentada por um grandioso e obscuro pad, elemento este que ajuda a dar a faixa todo seu tom dark e enigmático. Criando ambiência, podemos perceber alguns sons de ex´s carregados de reverb perdidos ao longo do arranjo e que por vezes viajam entre os speakers. Um triângulo foi o elemento de percussão escolhido para criar tensão de maneira sutil em algumas viradas e períodos. O break é cheio de suspense e mais uma vez o produtor criou tensão com sutileza, sem usar de técnicas ou elementos clichês. Cai como uma luva em momentos mais introspectivos do set, a música certa para dar aquela velha e boa cozinhada na pista.