Diggin’ with: M0B | Passo-a-passo para um remix de qualidade

Tags: , , , , ,
Por em 19 de setembro, 2022 - 19/09/2022

Quem pensa que fazer um remix é tarefa fácil, engana-se. Remodelar o som de alguém é uma grande responsa, pois você usa a ideia de uma outra pessoa para transformar em algo que tem a sua vibe. Quando o assunto é produção musical, M0B é um dos expoentes que demonstram excelência. 

Além de ser um DJ e produtor com confiança do cenário, ele é engenheiro de mix e master e faz um super trabalho com a TRANSA Records, selo brasileiro versátil no qual ele é cofundador, que abraça diferentes vertentes: Afro House, House, Melodic e Organic e muito mais.

M0B ficou encarregado de dar sua própria ótica musical ao single que ele produziu ao lado de Natema, “Desert Soul”, em 2021. Para isso, ele preservou a aura emocional da versão original, colocando os  vocais místicos por cima de uma contagiante estrutura de synths e percussão. Tudo isso foi parar na posição #20 de Hype Melodic do Beatport.

Na coluna Diggin’ With de hoje, o artista destrincha o fluxo ideal para a produção de um bom remix. Vamos lá! 

M0B:

Escrever aqui alguns pontos relevantes na hora de produzir um remix, a partir da sua visão como remixer

Seja inesperado! Sério, não tem nada melhor que ouvir um remix que te surpreende! Por exemplo: quando remixei a track ‘Empire’, do Sugar Hill, eu reescrevi a melodia principal em um campo harmônico diferente, porém, a voz da Laura Rogalli se manteve no mesmo tom da original que compunha o campo harmônico novo! Isso foi uma jogada inteligente…

Seja autêntico! Não mude sua maneira de expressar musicalmente por estar remixando uma track de outro gênero.

Quebre regras! Você não precisa se manter dentro da estrutura da track original! Deixe seu instinto te guiar e se faça o que você achar que deve ser feito.

Remix não é disputa! Remixar uma track não é tentar superar a track original, é sobre dar uma nova interpretação para track, não é sobre ser melhor ou pior…

Respeite Vocais! Vocalistas são muito vaidosos e dedicam muitos anos aprimorando a voz. Respeito com a voz é fundamental, tenha muito cuidado para não alterar de forma negativa e ou destrutiva o vocal que lhe foi confiado! Evite desconforto com quem te pediu o remix.

Extra: cumpra o prazo! De preferência, evite deixar chegar perto do deadline, alterações podem ser necessárias e se deixar para última hora, pode ser um problema!

Acompanhe mais de M0B e da TRANSA Records no Instagram.

Tags: , , , , ,