Quem pensa que fazer um remix é tarefa fácil, engana-se. Remodelar o som de alguém é uma grande responsa, pois você usa a ideia de uma outra pessoa para transformar em algo que tem a sua vibe. Quando o assunto é produção musical, M0B é um dos expoentes que demonstram excelência.
Além de ser um DJ e produtor com confiança do cenário, ele é engenheiro de mix e master e faz um super trabalho com a TRANSA Records, selo brasileiro versátil no qual ele é cofundador, que abraça diferentes vertentes: Afro House, House, Melodic e Organic e muito mais.
M0B ficou encarregado de dar sua própria ótica musical ao single que ele produziu ao lado de Natema, “Desert Soul”, em 2021. Para isso, ele preservou a aura emocional da versão original, colocando os vocais místicos por cima de uma contagiante estrutura de synths e percussão. Tudo isso foi parar na posição #20 de Hype Melodic do Beatport.
Na coluna Diggin’ With de hoje, o artista destrincha o fluxo ideal para a produção de um bom remix. Vamos lá!
M0B:
Escrever aqui alguns pontos relevantes na hora de produzir um remix, a partir da sua visão como remixer
– Seja inesperado! Sério, não tem nada melhor que ouvir um remix que te surpreende! Por exemplo: quando remixei a track ‘Empire’, do Sugar Hill, eu reescrevi a melodia principal em um campo harmônico diferente, porém, a voz da Laura Rogalli se manteve no mesmo tom da original que compunha o campo harmônico novo! Isso foi uma jogada inteligente…
– Seja autêntico! Não mude sua maneira de expressar musicalmente por estar remixando uma track de outro gênero.
– Quebre regras! Você não precisa se manter dentro da estrutura da track original! Deixe seu instinto te guiar e se faça o que você achar que deve ser feito.
– Remix não é disputa! Remixar uma track não é tentar superar a track original, é sobre dar uma nova interpretação para track, não é sobre ser melhor ou pior…
– Respeite Vocais! Vocalistas são muito vaidosos e dedicam muitos anos aprimorando a voz. Respeito com a voz é fundamental, tenha muito cuidado para não alterar de forma negativa e ou destrutiva o vocal que lhe foi confiado! Evite desconforto com quem te pediu o remix.
– Extra: cumpra o prazo! De preferência, evite deixar chegar perto do deadline, alterações podem ser necessárias e se deixar para última hora, pode ser um problema!
Acompanhe mais de M0B e da TRANSA Records no Instagram.