AVISO: Esta matéria inclui um relato de violência sexual e pode ser angustiante para alguns leitores.
Fatboy Slim descreveu o momento “aterrorizante” em que uma van atropelou uma multidão durante seu set no Woodstock 99. A entrevista faz parte de um novo documentário da Netflix, Trainwreck: Woodstock 99, que documenta os detalhes chocantes de um dos festivais mais desastrosos da história.
Originalmente definido para ser um 30º aniversário “cheio de amor” do original de 1969, Woodstock 99 é mais conhecido por sua negligência organizacional, violência, histórias de agressão sexual generalizada e estupro, vandalismo e ilegalidade.
O festival, que aconteceu de 22 a 25 de julho de 1999, não forneceu água, comida, banheiros ou segurança adequados para a multidão estimada de 400.000 pessoas – fomentando o ressentimento das massas em relação aos organizadores.
Fatboy Slim, nome verdadeiro Norman Cook, estava programado para ser a atração principal do “hangar rave” na noite de sábado, sem saber da incapacidade do festival de controlar centenas de milhares de participantes indisciplinados que se dirigiam em sua direção.
“Fiquei trancado no meu camarim a tarde toda porque, estava um pouco caótico lá fora”, lembra ele. Mas ninguém me disse que houve algum dano, que houve alguma violência.”
Em imagens de arquivo, ele é visto subindo os decks e abrindo com ‘ Fucking in Heaven ‘, colocando apenas algumas faixas em seu set antes de ficar claro que algo estava errado: Uma van adentrou na pista de dança com várias pessoas em cima pulando, o veículo, roubado por uma gangue, estava atravessando a multidão em direção ao palco. Então Fatboy teve que parar a música para dispersar a multidão enlouquecida.
A multidão rapidamente virou-se para Fatboy Slim, jogando garrafas, pedras e baterias em direção ao estande. “Esse foi literalmente o momento em que tudo começou a parecer um pouco menos divertido.” ele diz.
Mas o que parecia ruim, ficou ainda pior quando a organização conseguiu chegar na van e havia uma menina entre 15 e 16 anos despida e inconsciente, e o motorista estava em estado deplorável com ‘olhos revirados’
“É horrível pensar que no meio de todas aquelas pessoas se divertindo e eu querendo fazer todo mundo se amar”, diz Fatboy Slim, “isso estava acontecendo literalmente debaixo de nossos narizes”.
Fatboy Slim descreve como ele escapou rapidamente do festival com toda a sua equipe “chateada”, optando por não permanecer no local – abandonando seus discos e equipamentos – e entrando em um carro e indo para um aeroporto próximo, onde “dormiu até seu voo no dia seguinte.”Trainwreck: Woodstock 99 está disponível na Netflix.