Warner Music adota o modelo de receita centrado no usuário do SoundCloud

Tags: , , , , ,
Por em 25 de julho, 2022 - 25/07/2022

O Warner Music Group fechou um acordo de licenciamento com o SoundCloud para adotar o sistema Fan-Powered Royalties do streamer, que aloca royalties com base na audição individual do usuário e é considerado mais amigável ao artista. A WMG é a primeira grande gravadora a adotar o sistema, e sua adoção do modelo pode sinalizar uma mudança maior para a indústria.

O SoundCloud introduziu o novo modelo de pagamento, em que o dinheiro pago pelos assinantes é alocado aos artistas realmente ouvidos na plataforma, o que não é o padrão da indústria. O modelo pro rata, usado por pesos pesados ​​da indústria como Spotify e Apple Music, reúne todo o dinheiro da assinatura e o divide com base no total de streams na plataforma.

O método pro rata contribuiu para um sistema de distribuição extremamente pesado. A Rolling Stone informou anteriormente que 1% dos principais artistas acabam recebendo 90% da receita de streaming. Isso normalmente beneficia as grandes gravadoras, por isso é curioso como a Warner ganha com o sistema centrado no usuário do SoundCloud.

A evolução da indústria da música traz novas maneiras de criar, consumir e monetizar”, disse a diretora digital da WMG, Oana Ruxandra, em comunicado. “À medida que o ecossistema se expande, a WMG está focada em avançar e experimentar novos modelos econômicos para garantir que as oportunidades para nossos artistas e suas comunidades sejam maximizadas.”

O sistema Fan-Powered Royalties certamente está funcionando para o SoundCloud. Dentro de um ano de sua introdução na primavera passada, o SoundCloud viu um salto de 30% dos assinantes de seus serviços premium para criadores, que começam em US $30 por ano e chegam a US $144 por ano.

O acordo é outro sinal de que o modelo centrado no usuário está ganhando força, embora não esteja perto de se tornar a norma. A Tidal anunciou no outono passado que também estava mudando para um modelo centrado no usuário. O Spotify reconheceu a nova abordagem aos royalties, mas está esperando para ver o que o resto da indústria fará.

Tags: , , , , ,