Batemos um papo com o Ne.Hau sobre seus grooves minimalistas

Tags: , , , ,
Por em 28 de junho, 2022 - 28/06/2022

Criado por Danny Marin e Ren Albieri em 2016, o duo Ne.Hau vem adquirindo notoriedade e solidificação no cenário internacional. Gerando uma atmosfera autêntica que percorre um caminho criativo diferente pelo Deep Tech, a dupla faz da mistura entre o minimalismo, grooves e linhas melódicas a base sob a qual o Ne.Hau se sustenta — e não falha.

Em grandes evoluções dentro de estúdio ao longo de seis anos, o duo passou por alguns dos mais importantes selos do gênero e segue acrescendo o catálogo musical com foco total na qualidade. Batemos um rápido papo com Danny e Ren sobre esses grooves minimalistas e os lançamentos de 2022, incluindo seu mais recente “My Soul” EP. Confira:

GRVE: Olá Danny e Ren, sejam bem-vindos à GRVE! Do momento em que se conheceram até a ignição do Ne.Hau foram seis anos de maturação, não é mesmo? O que foi definitivo para a efetivação dessa fusão criativa entre vocês?

Ne.Hau: Isso mesmo. Embora nunca moramos na mesma cidade, depois de nos conhecermos inicialmente em Tempe Arizona para a Audio Engineering School, sempre mantivemos contato. Costumávamos a um agendar o outro em nossas respectivas cidades e enviar faixas e ideias o tempo todo. Nós finalmente decidimos nos unir porque começamos a entender que para ter sucesso na música você tem que abordá-la como um negócio. Nos negócios existem diferentes departamentos: vendas, marketing, desenvolvimento, etc. Decidimos que poderíamos ser mais eficientes e ganhar mais espaço com duas pessoas em vez de uma. Obviamente, também tínhamos gostos musicais muito parecidos e uma grande amizade. : )

É interessante porque vocês trazem um flerte bem distinto ao Minimal e ao Deep Tech. Como vocês foram modelando a assinatura musical ao longo dos anos em atividade?

Essa é uma pergunta interessante. Somos realmente atraídos por grooves sub bass/percussion minimalistas profundos. Também gostamos de sons estranhos, pads psicodélicos e, ocasionalmente, um vocal viajante. Nossa estratégia sempre foi fornecer esse groove muito importante e depois adicionar coisas legais por cima. Na verdade, sempre temos uma forma muito livre, chega a ser quase uma falha. No estúdio o que aconteceu, aconteceu. Não estávamos mirando em nenhuma gravadora ou tentando soar como ninguém. Desde o ano passado que ficamos mais precisos com o “som” que estamos tentando alcançar. Uma direção é necessária.

Vocês são de regiões bem diferentes, não é mesmo? Danny nasceu na Califórnia e Ren aqui na selva urbana brasileira, São Paulo. Como vocês sentem que esse “contraste” funciona entre vocês?

Este contraste é fundamental para o nosso som e estilo em geral. Com isso dito, nos inspiramos em uma variedade de arte e artistas do mundo todo.

A constância de vocês é excelente. “My Soul”, pela Krad Records, foi o quarto lançamento deste ano. Como está a previsão para o próximo semestre? Tão agitada quanto este?

Recentemente fizemos uma pequena turnê com o grande Mihai Popoviciu. Passar um tempo com Mihai nos inspirou muito. Atualmente estamos trabalhando em um EP para a gravadora dele, Cyclic Recordings.

Para finalizarmos, veremos vocês em breve espalhando estes grooves pelo Brasil? Obrigada pelo papo, Ne.Hau!

Sim!!! Estaremos no Brasil no final de julho. Algumas datas em São Paulo e Balneário Camboriú. Datas e locais exatos serão anunciados!

Ne.Hau está no Instagram e SoundCloud.

Tags: , , , ,