As vivências multiculturais de Natalia Zaneti têm influência na sua identidade sonora

Tags: , , , ,
Por em 11 de maio, 2022 - 11/05/2022

Pergunta: você lembra do seu primeiro encontro com a música eletrônica?

Para a DJ e produtora musical, Natalia Zaneti, pode-se dizer que esse encontro foi bem representativo: em Berlim, em uma das terras da música eletrônica mundial. Pois é! A artista mineira sempre foi incentivada pela família a estar conectada com música em sua versão mais clássica. Toca piano e violino e sempre amou pesquisar estilos diversos, mas, foi durante uma viagem a trabalho, na Alemanha, que ela foi parar no Berghain, apenas.

Natalia Zaneti: Essa foi uma experiência que realmente mudou meu caminho na música. Primeiro, eu não tinha ideia do que Berlim representava na música eletrônica, porque não escutava esse tipo de música, não pesquisava. Quando fui para lá a primeira vez, algumas pessoas me disseram que era para eu aproveitar a ida conhecer os clubes, as músicas, que isso iria me mostrar novidades…. e não foi diferente. Cheguei lá em um Sábado fim do dia e comecei a pesquisar os melhores clubes da cidade e Berghain foi o primeiro que apareceu na lista, junto com Watergate, Tresor, KitKat, entre outros. Na matéria dizia que era bem chato entrar na casa, então eu me preparei para ir pra outro lugar caso eu não conseguisse, mas resolvi tentar. Cheguei lá na hora que a casa abria, sozinha, já tinha uma fila enorme e fazia menos de 0 graus (era Janeiro). Fiquei por volta de 1 hora na fila até chegar a minha vez. Foi mais tranquilo de entrar do que eu imaginei… deixei minhas roupas pesadas na chapelaria e fui explorar aquele prédio que eu achei enorme. Logo no primeiro andar, a pista é bem escura e tinha um hard techno rolando, fiquei um tempinho ali até enxergar uma portinha com uma luz num segundo andar, decidi ir até lá e descobri o Panorama Bar, que é outro ambiente… ali sim me encontrei… Yossi Amoyal estava tocando e, até hoje, falo que foi um dos melhores DJs que já vi tocar. Comprei uma água (de garrafa de vidro rs) e fiquei 4hs na frente dele, sem parar um minuto de dançar. Depois dele, entrou Delano Smith, outra lenda da música… Eu digo que tive sorte de pegar esse line já na minha primeira vez lá e que fez toda a diferença no que hoje eu tenho como objetivo. Essa noite me mostrou um mundo diferente tanto com relação à música em si como também em como as pessoas podem se relacionar com a música. Foi nesse dia que eu entendi que era muito crua na música conceito, nas minhas referências e nos meus objetivos… foi nesse dia que a menina que começou os cursos de produção musical porque queria fazer trilha sonora de filmes, se transformou em DJ.

Além da Alemanha, Natalia também morou na China por um ano, uma cultura bem distintas da brasileira, costumes que contrastam muito com o que estamos habituados. Experiência em outros países sempre são um ponto relevante para o crescimento pessoal em diversas facetas, seja pelo viés da cultura e as experiências que podemos ter através dela ou simplesmente pela oportunidade de experimentar o “novo”, tão longe de nossa zona de conforto.

Eu digo que meu tempo na China foi o responsável pelo meu amadurecimento, tanto pessoal como profissional. Fui pra lá nova, tinha 2 anos de formada, 26 anos, nunca tinha saído do país antes, nem para passar férias. Nessa época, eu já tinha feito meu primeiro curso de produção musical, mas ainda estava perdida com relação a isso. Fiz esse curso pelo que citei acima, queria produzir trilha sonora de filmes, justamente pela minha formação mais na música clássica e por esse ser meu estilo favorito de música (até hoje). Mas eu tinha uma expectativa muito diferente do que o curso realmente foi, então eu não sabia qual seria o caminho que eu tomaria. Passar esse ano na China foi bom para que eu entendesse o que eu queria seguir e construir na minha vida como um todo e a música estava inclusa nisso. Claro que além disso eu tive a oportunidade de entrar em contato com a música chinesa, novos timbres e instrumentos que eu não conhecia, o que também agregou no meu conhecimento musical.


Hoje, morando no Brasil novamente, ela leva duas profissões como boa parte da fatia artística em nosso país. Natália trabalha com Estratégia Digital na Janssen e segue pavimentando o caminho de sua carreira, que une as forças das bases instrumentais que possui com sets e produções de Techno Melódico, House Progressivo e Afro.

Para os próximos meses estou finalizando o novo EP, que também terá duas músicas… um pouco diferente das duas primeiras, mas espero que gostem! Além disso, já tenho algumas datas em festas e clubes e a gravação da minha live, que será em um lugar que ganhou meu coração recentemente! 

Natalia Zaneti está no Instagram e Soundcloud.

Tags: , , , ,