GRVE entrevista ENNE e Duarte – sobre a nova collab no VA da Hellbent, selo do renomado Cloonee

Tags: , ,
Por em 3 de maio, 2022 - 03/05/2022

Sabe aquela sensação boa de acompanhar brasileiros se posicionando com expressividade no panorama global da música eletrônica? Hoje temos a chance de sentir em dobro. ENNE  e Duarte se juntaram em “Maracatu” para integrar o Welcome to Hell, primeiro VA da gravadora recém-lançada Hellbent. O selo foi fundado por um dos maiores nomes do Tech House contemporâneo, Cloonee, e reúne expressivos produtores de diversos países.

Ouça o VA completo

Representando o Brasil, além de Felipe Fella, Nicolau Marinho e Lucas Bahr, estão os produtores cariocas. Por isso, convidamos ambos para um papo descontraído sobre a faixa, o que o momento representa para ambos e como está a sensação neste pós-lançamento. Confira:

GRVE: Olá rapazes, sejam bem-vindos à GRVE! Como vocês se conheceram e o que mais admiram na personalidade musical um do outros?

Duarte: Conheci o ENNE pela internet durante a pandemia, me lembro de ter curtido muito uma track dele na época e começamos a trocar ideia, foi uma surpresa saber que tínhamos amigos em comum e ele também morava no RJ. Admiro muito a sua consistência e facilidade em montar o groove, são coisas que me identifico e aprendemos cada vez mais um com o outro. 

ENNE: Foi isso! Começamos a trocar ideia no Instagram depois dele ter curtido um preview que botei do meu edit da Billie Jean (na época ainda não tinha lançado). Depois disso fechamos algumas collabs e a amizade só foi se fortalecendo. Ele é realmente um dos caras com as melhores ideias que eu conheço a forma dele trazer a brasilidade nas tracks sempre foi algo que admirei.

GRVE: E qual a sensação de praticamente estrear a label de uma grande referência de vocês?

Duarte: Maneiro demais ahahahaha é um release que estamos aguardando há muito tempo, sempre gostei muito do som do Cloonee e poder estar levando um pouco do Brasil para este VA de estreia é uma conquista muito grande pra gente.

ENNE: O Cloonee sempre foi uma referência musicalmente pra nós, então ter vários suportes dele em diferentes tracks e ainda lançar duas no mesmo V.A foi algo que realmente nos deixou felizes e bem surpresos!

GRVE: Falando nisso… como foi o processo em estúdio?

Duarte: Foi tudo muito simples. Eu tinha a ideia e mostrei pro ENNE, na hora ele pilhou e montou o primeiro drop. Quando ouvi, pirei e já sabia exatamente o que fazer. No segundo drop achei que ficaria diferente se eu usasse a parte em inglês do vocal, algo que quem não pudesse entender nossa língua também entrasse na vibe.

ENNE: A gente sempre nos da bem fazendo música. Ele me mandou a ideia do sample e já montei o groove em cima e fiz o primeiro drop, depois disso mandei pra ele, que finalizou a estrutura. Sempre funciona muito bem esse bate volta de projetos quando fazemos as collabs.

GRVE: Vocês já tinham a ideia de trabalhar com o vocal do Jorge Ben ou “Maracatu” nasceu espontaneamente?

Duarte: Sim, antes mesmo de saber o que era ableton ahahahahaha. Eu tinha o costume de anotar músicas em folhas que guardava na minha mesa, pra quando soubesse produzir poder mexer, e a Maracatu era uma delas. Quando era criança tinha o costume de cantar essa música com a minha mãe, sempre que ela tocava eu me lembro dela ficar feliz.

ENNE: Bem, ele teve a ideia inicial do sample e eu logo me identifiquei, somos do mesmo país, da mesma cidade, então os sentimentos são bem parecidos em relação a esse vocal!

GRVE: Inclusive recentemente o Cloonee declarou que pelo menos 50% do set dele conta com vocais brasileiros. Rolou algum retorno do label head pra vocês sobre a faixa?

Duarte: Quando mandamos a Maracatu pra ele, após um tempo ele respondeu que havia gostado e pediu para segurar pro possível release, desde aí foram muitos suportes. Acho que isso só reforça cada vez mais a força da brasilidade e é muito gratificante ver artistas como ele reconhecendo isso também.

ENNE: Vale lembrar que ele já tinha fechado comigo o lançamento da ‘Shakira’, minha collab com o Lucas Bahr, aí veio a outra proposta para também fechar a ‘Maracatu’. Ver os produtores brasileiros ganhando essa força internacionalmente é bom demais.

GRVE: Qual o sentimento que fica nesse pós-lançamento? Valeu pelo papo!

Era um lançamento muito aguardado e estamos muito feliz com o retorno da galera e com o que vem rolando! Ter 2 tracks no mesmo VA com amigos próximos é incrível e muito gratificante. O sentimento é de trabalho concluído, mas queremos ainda mais!

Acompanhe Duarte [Instagram | SoundCloud] e ENNE [Instagram | SoundCloud] nas redes sociais.

Tags: , ,