Se para avançar dar o primeiro passo é fundamental, podemos dizer que Vasconcellos levou a premissa além. Isso porque, mesmo com uma recente jornada, o artista gaúcho já mostrou que está determinado a acelerar o passo para chegar a um patamar de respeito na carreira artística.
De Santa Maria para o mundo, Rafael Rosa Vasconcelos, surfou na onda eletrônica que sua cidade vive desde a década anterior, motivado pela influência que recebeu de seu irmão, na infância, através de nomes que moldaram sua identidade sonora atual como New Order, Yazoo, Giorgio Moroder, Kraftwerk e Afrika Bambaataa.
Com apresentações em clubes e festas como D-EDGE, Sunset Sessions, Margem, Vglnt, Jerome, Fabrik e lançamentos que emplacaram posições no Beatport, Vasconcellos pode se orgulhar dos passos até aqui. Entre gigs importantes, ele recentemente emplacou uma de suas produções no topo dos charts do Beatport. O EP The Rescue, lançado pela label curitibana Complexo, ficou entre as dez primeira faixas do TOP100 Indie Dance da plataforma, o que rendeu suportes de REES, Biesmans, Shubostar e dos brasileiros Touchtalk, Mau Maioli, Vini Pistori, e Spavieri.
Atravessando um ótimo momento na sua jornada, principalmente como produtor musical, como mostrado acima, Vasconcellos tem ganho um fôlego extra e muita motivação para continuar neste caminho. “Tudo isso me fez perceber que a mensagem está sendo entregue e que minha música chegou em várias pessoas, o que é o sonho de todo produtor”, um resultado, claro, de muito estudo e autoconhecimento de si mesmo e de sua identidade artística.
Agora com a retomada dos eventos, ele poderá ver “na prática” o impacto de suas criações, algo inexistente na pandemia. “Antes não tínhamos referência na hora de saber se uma música funcionaria na pista. Poder voltar a tocar no D-EDGE, na Sunset Sessions e levar meu som até a Fabrik, em Curitiba, tem sido incrível. Jerome e Caracol também foram experiências muito gratificantes e que finalmente me proporcionaram testar minhas faixas e ver a reação do público”. Seu próximo release, inclusive, chega no dia 15 no VA ECO, VOL. 1, da Sabiá Records, uma faixa que mescla características orgânicas, tribais, percussivas, espaciais e futuristas.
O artista se prepara agora para algumas novidades, incluindo receber um remix de um duo gigante da cena nacional, novas collabs e seus primeiros lançamentos internacionais, ainda sem mais detalhes. Como DJ, pretende expandir seu nome para outras regiões, incluindo o Nordeste e estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. “O ano de 2022 está sendo um ano de consolidação e também novas parcerias, minha vinda para SP trouxe grande visibilidade para o meu trabalho e tem rendido muitas conexões, com isso veio a criação do meu primeiro label party, a Escucha, projeto feito em parceria com a Gabi Bahia e o Spavieri, artistas que admiro demais e hoje são meus sócios. Para esse ano o planejamento é fazer com que a festa se expanda e se consolide na cena de São Paulo, estamos projetando grandes acontecimentos pela frente para o label”, revela.
Além disso, sua última apresentação durante o Alataj Lab mostra bem esse bom momento de sua carreira que tem injetado forças nas linhas mais oitentistas. Um nome para se colocar no Radar!
238 VASCONCELLOS | Lab by Curitiba | Especial FABRIK
Encontre Vasconcellos no Instagram.